Na figura a seguir AB // PC e AP e CP são respectivamente as bissetrizes dos ângulos  e C.
O valor correto de x em graus é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Num mundo dominado por homens, a mulher é tratada como um ser diferenciado, que merece uma designação especial. Enquanto a expressão “o homem” pode equivaler a “o ser humano”, como na frase “O homem é mortal”, a expressão “a mulher” só se refere aos seres humanos do gênero feminino. A língua também revela um tratamento diferente dado à mulher na sociedade ao conter designações específicas para ela, inexistentes para o homem. Assim, a mulher de um chefe de governo é chamada de “primeira-dama”, mas o marido de uma mulher que desempenha aquele cargo não é chamado de “primeiro-cavalheiro”.
Conta-se que Cecília Meireles recusava a designação de “poetisa”, por achar que esse termo não tinha a mesma conotação de “poeta” (usado para os homens), ao contrário, soava até pejorativo. Por outro lado, Dilma Rousseff exigia que a tratassem por “presidenta” para enfatizar que quem ocupava o cargo de chefe da nação brasileira era finalmente uma mulher.
ARAÚJO, F. J. N. de. O machismo na linguagem. Disponível em: https://www.parabolablog.com.br. Acesso em: 5 jun. 2020 (adaptado).
Segundo o autor de “O machismo na linguagem”,
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNEAL) O avanço tecnológico não seria possível sem o desenvolvimento do conhecimento científico, a exemplo de estudos sobre a estrutura dos átomos constituintes da matéria, desde os modelos atômicos de J. Dalton, J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Böhr, dentre outros, até a utilização de elementos radioativos em diversas áreas tecnológicas.
Assim, considerando os modelos e a estrutura dos átomos, é correto afirmar:
- Biologia | 09. Botânica
(Unit) Observe a estrofe da música “O Cravo brigou com a rosa”
O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se e a chorar
Com toda licença poética, os personagens da canção representam
- Química | 2.8 Radioatividade
Entre os elementos químicos produzidos pelo homem, a obtenção do mendelévio (Md,Z = 101), a partir do einstênio (Es, Z = 99), talvez tenha sido a mais dramática. O Es foi obtido acidentalmente, pela explosão de uma usina nuclear no Oceano Pacífico, em 1952. Toda a quantidade existente desse elemento foi usada, para um bombardeamento com núcleos de hélio, no acelerador de partícula da Universidade de Berkeley. O resultado foi a formação de uma pequena quantidade do isótopo 256 do mendelévio, que tem meia-vida igual a 1,5h
Analise as afirmativas a seguir:
I. O einstênio produzido na explosão da usina foi o isótopo 252.
II. Se inicialmente foram produzidos 0,05 g do mendelévio, após três horas, restariam 1,25 x 10-2g do isótopo.
III. O mendelévio é um elemento químico hipotético, uma vez que faltam registros de reações químicas envolvendo os seus átomos.
IV. A fim de produzir novos elementos químicos, são necessários processos que envolvem uma pequena quantidade de energia, grande espaço físico e água para resfriamento do sistema.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Em 1991 foi criado no Tratado da Antártica o Protocolo de Madri, e a partir desse protocolo deixou-se de discutir como dividir a Antártica e passou-se a estudar maneiras de preservá-la, tornando-a uma reserva natural dedicada à paz e à ciência.
MACHADO, C. S.; BRITO, T. Coleção explorando o ensino: Antártica. Brasília: MEC, 2006 (adaptado).
Sobre a apropriação dos recursos existentes na área indicada, esse documento tem sido fundamental para instituir