Analise a imagem a seguir que mostra uma forma de contato entre europeus e índios.
Crédito:http://morphopolis.wordpress.com/2009/04/22/do-descobrimento-ate-aqui/. Acesso em 01 abr. 2012.
A imagem retrata uma prática bastante comum no período colonial, conhecida como:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
No trecho “Existe um cinismo cada vez maior com relação à ciência, um senso de que fomos traídos, de que promessas não foram cumpridas”, as orações sublinhadas são classificadas, respectivamente, como
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(UPE) Leia o texto a seguir:
O sertão vai virar mar?
Carinhosamente chamado de Velho Chico, o rio São Francisco, considerado o rio da unidade nacional por ligar a região Sudeste à Zona da Mata nordestina, tem sido ponto de discórdia nos últimos tempos porque o governo ressuscitou um antigo projeto dos tempos imperiais: o de aproveitar suas águas para minorar os efeitos da seca no semiárido nordestino. A providência terá repercussão positiva na vida de 12 milhões de brasileiros, que passarão a ter condições, ao menos, de manter a higiene pessoal e de desenvolver a agricultura de subsistência - fatores essenciais para que ultrapassem a linha da pobreza absoluta.
Fonte: Revista Desenvolvimento Regional, 2005. Adaptado.
Do ponto de vista socioeconômico, as ações necessárias à implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional poderão ter resultados negativos.
Sobre esses resultados, analise os seguintes itens:
I. Perda de áreas produtivas e deslocamento de populações para a implantação dos canais e dos reservatórios.
II. Ampliação de riscos socioculturais, tais como os de comprometimento do Patrimônio Arqueológico e de interferência em comunidades indígenas.
III. Risco de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras.
IV. Risco de introdução de espécies de peixes potencialmente daninhas às pessoas nas bacias receptoras.
V. Modificação do regime fluvial das drenagens receptoras, tornando bem maior o caráter sazonal intermitente dos rios.
Estão CORRETOS
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Complete as lacunas a seguir usando as palavras do Box.
O Brasil é um país rico em ____________________. Em nosso _________________ existem diversos ___________________ que embelezam e __________________ o nosso país. Para ___________________ a biodiversidade, estão sendo criadas em diversas partes do mundo ___________________ que protegem os ecossistemas. Afinal eles fazem parte do ___________________ ambiental e são fundamentais para a manutenção da vida das ___________________ animais e vegetais que nele habitam.
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(FUVEST) O esquema a seguir representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.
As características "cavidade corporal" e "exoesqueleto de quitina" correspondem, respectivamente, aos números:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Cientistas sequenciaram o genoma de células cancerígenas doadas por uma mulher que morreu de leucemia mieloide aguda e o compararam ao genoma das células de pele não cancerígenas dessa paciente. Verificaram, somente nas células cancerígenas, 10 mutações, aparentemente relacionadas a um estímulo à proliferação celular anormal ou à ausência de restrição à proliferação. Como ocorre na maioria dos cânceres, imagina-se que a doença tenha começado em uma única célula, com uma mutação que não estava presente no nascimento, ou seja, que tenha ocorrido mais tarde, por alguma razão desconhecida. Geralmente, uma mutação não é suficiente para causar câncer — a doença não evolui até que ocorram outras mutações.
Correio Braziliense, 13/5/2012 (com adaptações).
As células cancerígenas no organismo da paciente mencionada no texto são derivadas de uma célula-tronco pluripotente.