A TRAMA NO OLHAR
11. MATERIAL
- Impressão das imagens abaixo relacionadas
- Lápis HB
- Papel ofício
PROCEDIMENTOS
- Iniciar a aula conversando acerca de como a roupa sempre esteve presente nas representações artísticas. E que ao longo dos anos elas deixaram de ser coadjuvantes para serem elementos centrais nas obras de arte de alguns artistas. Dessa forma, o professor pode propor uma primeira atividade que sirva de aquecimento para familiarizar os alunos com o tema:
1ª atividade:
- Focando no vestuário, dividir a turma em duplas ou trios e oferecer à eles uma imagem. Pedir que observem e analisem a imagem a partir das seguintes questões:
- Descreva a imagem.
- Como é a roupa do(s) personagem(ns) nesta obra?
- Quem é esta pessoa? (o aluno tem liberdade para colocar o que acha.)
- Qual técnica você acha que o artista usou para fazer esta obra? (Se parece pintura, escultura, desenho...)
- Na sua opinião, qual é o papel da roupa nesta obra?
Fontes: Velázquez (pintura)
http://www.navigo.com/wm/paint/auth/velazquez/velazquez.olivares.jpg
Bernini (escultura)
http://blog.cancaonova.com/fotosquefalam/files/2008/02/bernini-teresa.jpg
Ingres (pintura)
ngres (desenho)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/1818-Famille-Stamaty-Ingres.jpg
Renoir (pintura)
http://4.bp.blogspot.com/_iRIWQ23R4q0/S_PMVlrMq5I/AAAAAAAAAB8/3mEa_K4VRLE/s1600/renoir_promenade.jpg
Klimt (pintura)
http://meoublier.files.wordpress.com/2010/01/gustav_klimt_046.jpg
Sônia Delaunay (apresentação teatral)
http://www.writedesignonline.com/history-culture/GasHeart.gif
Sonia Delaunay (roupa-objeto)
http://storage.canalblog.com/08/51/119589/33072983.jpg
Giacomo Balla (roupa-objeto)
Giacomo Balla (desenho no manifesto futurista)
http://2.bp.blogspot.com/_iuEgDe5xdxQ/SeTBkQZCt9I/AAAAAAAAAIw/QfK9Wi4pwgU/s400/giacccc.png
Nazareth Pacheco (roupa-objeto com cristal, canutilho e lâmina de bisturi)
http://www.mercedesviegas.com.br/images/2485_NP_inserir.jpg
- Cada grupo deve debater as questões a partir da imagem que recebeu. O professor pode estabelecer um tempo para que façam isso.
- Pedir que cada grupo apresente sua imagem e as relações que estabeleceram entre ela e as questões colocadas.
- No final, o professor pode fixar as imagens no quadro e pedir aos alunos que estabeleçam relações entre elas, mostrando o avanço do uso do vestuário pela Arte, de forma que ela deixa de ser coadjuvante para se tornar peça central, encarada enquanto objeto artístico. Isso em nada tem a ver com contemporaneidade, pois vemos Edgar Degas, por exemplo, utilizá-la de forma extremamente expressiva, vestindo sua bailarina e mostrando a ação do tempo em sua obra. Pode-se compará-la a escultura de Bernini que extrai da pedra um efeito impressionante ao representar o volume do tecido da roupa de Santa Tereza. Da mesma forma na pintura quase real que Ingres faz da Princesa de Broglie e a interessante obra de Yinka Shonibare que faz uma colagem cultural através de costumes dos colonizadores e cores e estampas dos colonizados propondo uma arte híbrida. Ou nas instalações de Laura Lima e Leonilson, onde a roupa é a obra.
2ª atividade:
- Iniciar o 2 o momento destacando as obras de dois artistas brasileiros que utilizaram a roupa enquanto objeto artístico:
Flávio de Carvalho
- Artista plástico multidisciplinar de atuação provocadora e única em sua época. Tudo aquilo que ele considerava arte e que não se enquadrava no formato tradicional reconhecido (desenho, pintura, escultura e etc), denominava Experiência. Fez quatro amplamente documentadas e discutidas. Na “Experiência no. 3” de 1956 propõe um traje tropical adaptado à realidade e à paisagem brasileira. Foi o auge de uma longa reflexão sobre os significados da moda e da roupa como forma de enquadrar a sociedade em determinados tipos de atitudes. Depois disso, ganha as ruas em uma “performance caminhante” vestindo uma roupa desenvolvida por ele, pensada para a nossa realidade, para ser parte da paisagem. A obra causou muita repercussão e críticas, pois na época ainda não se compreendiam muito bem atos artísticos tão a frente de seu tempo.
Flávio de Carvalho
http://www.carbonoquatorze.com.br/versaopaulo/uploaded_images/flavio-de-carvalho1-771357.jpg
Helio Oiticica
- Em 1964, Hélio Oiticica avança sua pesquisa entorno da cor e seus desdobramentos no espaço partindo de telas, depois esculturas até chegar em ambientes inteiros ou nos Parangolés , que eram capas, estandartes e tendas para serem manipuladas ou vestidas pelo público. Contudo esta última obra avança de forma significante pedindo música, dança e o movimento.
Hélio Oiticica
http://1.bp.blogspot.com/_F7GIZUzWcLE/SwHsgBIVvyI/AAAAAAAAAKs/HdyzUmspfWU/s320/parangole1964.jpg
http://www.tulane.edu/~jwolfe/image_01.jpg
- Explicar que cada artista atuou em um momento distinto (Flávio de Carvalho na década de 50 e Hélio Oiticica na década de 70) e que cada obra se encaminha para tipos de discussão diferentes. Pergunte aos alunos:
- O que cada artista pretendia ao propor estas obras/manifestações?
- Coletar as falas dos alunos e explicar que enquanto Flávio repensava a autonomia da sociedade perante a roupa através da moda, propondo algo que reestruture esta relação do homem com a sociedade, Hélio pensava a cor no espaço, manifestada por uma obra que só acontecia quando manipulada pelo público. Portanto o movimento gerado é tão obra quanto o próprio objeto.
- Dessa forma, deve-se propor que os alunos mantenham as duplas ou trios da 1ª atividade e criem roupas de artista, pensando em tudo o que foi visto na aula. Para isso peça que os alunos elaborem textualmente a seguinte questão:
- Se as idéias de Flávio de Carvalho e Helio Oiticica fossem trazidas para o contexto atual, como elas seriam?
- Em seguida eles podem desenvolver suas criações.
- Para isso devem desenhar sua proposta, relacionada ao texto/resposta para a questão acima.
- O professor pode dar uma aula para que os grupos elaborem suas roupas objetos, lembrando que o tempo de criação varia de turma para turma, podendo ser ampliado de acordo com a necessidade.
3ª atividade:
- Propor um momento de apresentação do projeto para a turma.
- Para isso, seria interessante que os criadores convidassem os colegas para usarem sua criação. Dessa forma, se propõem que haja a troca de experiências entre os alunos e suas ideias
- Posteriormente, cada grupo pode ser avaliado pela turma discutindo as propostas, relacionando aos artistas que serviram como orientação para o trabalho etc.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26443