Texto base: Carolina usou figuras geométricas de um quebra cabeças para montar este barco.
Enunciado:
1. Quantos círculos foram usados nesse quebra-cabeça?
2. Quantos retângulos?
3. Identifique duas figuras geométricas desse quebra-cabeças que possuem o mesmo número de lados e assinale-as com um X.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Texto I
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra
[...]
ANDRADE, C. D. Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento).
Texto II
As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a nova pedra a acompanha em surdina...
[...]
ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento).Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Marque a afirmativa verdadeira sobre os direitos das crianças, de acordo com o Unicef.
- História
Entre os séculos XV e XVIII, 50 % de todo ouro produzido no mundo foi extraído do Brasil e 70 % desse total saiu da capitania de Minas Gerais. Mas só uma parte pequena do ouro ficou aqui. Grande parte do ouro do Brasil, no século XVIII, contribuiu para o enriquecimento da Inglaterra.
Fonte: BOULOS JÚNIOR, Alfredo, História sociedade & cidadania. 8º ano. 1ª edição São Paulo: FTD, 2006. p.91.
Sobre o ciclo da exploração do ouro no Brasil colonial, assinale a alternativa CORRETA:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UPE) História e variações do cuscuz O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar.
Fonte:www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em _________.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FGV) Muitos experimentos importantes para o desenvolvimento científico ocorreram durante o século XIX. Entre eles, destaca-se a experiência de Millikan, que determinou a relação entre a carga q e a massa m de uma partícula eletrizada e que, posteriormente, levaria à determinação da carga e da massa das partículas elementares. No interior de um recipiente cilíndrico, em que será produzido alto vácuo, duas placas planas e paralelas, ocupando a maior área possível, são mantidas a uma curta distância d e entre elas é estabelecida uma diferença de potencial elétrico constante U. Variando-se d e U é possível fazer com que uma partícula de massa m eletrizada com carga q fique equilibrada, mantida em repouso entre as placas. No local da experiência, a aceleração da gravidade é constante de intensidade g.
Nessas condições, a relação q/m será dada por