BIA ESTÁ FAZENDO UMA CARTELA PARA UMA RIFA. AJUDE-A A COMPLETAR COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
QUAL É O ÚLTIMO NÚMERO DA CARTELA?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Os calendários usados pelos diferentes povos da Terra são muito variados. O calendário islâmico, por exemplo, é lunar, e nele cada mês tem sincronia com a fase da lua. O calendário maia segue o ciclo de Vênus, com cerca de 584 dias, e cada 5 ciclos de Vênus corresponde a 8 anos de 365 dias da Terra.
MATSUURA, Oscar. Calendários e o fluxo do tempo. Scientific American Brasil. Disponível em: http://www.uol.com.br. Acesso em: 14 out. 2008 (adaptado).
Quantos ciclos teria, em Vênus, um período terrestre de 48 anos?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
As everybody knows, if you do not work out, your muscles get flaccid. What most people don’t realize, however, is that your brain also stays in better shape when you exercise.
Surprised? Although the idea of exercising cognitive machinery by performing mentally demanding activities – popularly termed the “use it or lose it” hypothesis – is better known, a review of dozens of studies shows that maintaining a mental edge requires more than that. Other things you do – including participating in activities that make you think, getting regular exercise, staying socially engaged and even having a positive attitude – have a meaningful influence on how effective your cognitive functioning will be in old age.
www.scientificamerican.com/article. Acessado em 06/07/2009. Adaptado.
(FUVEST 2010 1ª FASE) O texto informa que
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O monóxido de carbono (CO) é um gás extremamente tóxico. Ele interfere no processo respiratório dos vertebrados, pois se o CO estiver presente no ar, haverá no sangue uma "competição" entre o CO e o O2. Infelizmente, grande parte da população convive diariamente com a presença desse gás, uma vez que ele é produzido em grandes quantidades:
- Geografia | 3.5 Vegetação
As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.
ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação dococo preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americanode Sociologia Rural, Quito, 2006 (adaptado).A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Observe o Enunciado Gráfico (EG) seguinte.
Qual, dentre as alternativas a seguir, contém um Enunciado Verbal (EV) equivalente ao EG dado na figura?