Texto base: Leia as informações a seguir: Gráficos e tabelas para organizar informações Imagine o seguinte: na sala dos professores da escola, há um cartaz com a frase "Em 2007, eram 734 estudantes matriculados; em 2008, 753; em 2009, 777; em 2010, 794; e, em 2011, 819".
Se você acha que esses números não contribuem para mostrar com clareza o histórico da instituição nem para destacar o percurso crescente de matrículas, tem toda razão. Há uma maneira mais clara e eficiente de apresentar esses dados: um gráfico. Observe:
Evolução do número de alunos da escola Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/graficos-tabelas-organizar-informacoes-646489.shtml>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
1.Construa uma tabela e registre as informações do gráfico.
2. De acordo com as informações do texto, qual o maior e o menor número de estudantes matriculados?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(COLÉGIO NAVAL) Acentuação: 27Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. 37São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. 34Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade?
41Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. 4Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, 6às informações de 29alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito 9várias vezes do trajeto 20que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
35Quando me vejo em tal situação, 19eu me lembro que 14dirigir, 45após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
18O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não 23mais observamos os detalhes, 1por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador 44para buscar textos sobre um tema 38e, de repente, 24me dei conta de que estava em 39temas 15que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. 16Sofremos de uma tentação permanente de 43pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que 22alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. 5Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto?
3Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. 2Elas já nasceram neste mundo de 8profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
46Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. 36E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
42A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, 10brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, 21passam horas em uma única atividade de que gostam.
17Mas, nos estudos, queremos que elas prestem 26atenção no que é preciso, e não no que gostam. 28E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
32As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, 31boa parte desse trabalho é nosso, e não delas.
12Não basta mandarmos que elas prestem atenção: 33isso de nada as ajuda. 13O que pode ajudar, por exemplo, é 40analisarmos o contexto em que estão 7quando precisam focar a atenção 25e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. 11E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: 30o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.
SAYÃO, Rosely. “Profusão de estímulos”. Folha de São Paulo, 11 fev. 2014 – adaptado.
Assinale a opção em que as palavras destacadas recebem, respectivamente, a mesma classificação quanto à acentuação gráfica que as palavras sublinhadas em “Se está difícil para nós, adultos [...]. Elas já, nasceram neste mundo de profusão de estímulos[...].” (ref. 3).
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(ACAFE) A esterilização a seco é um método muito utilizado para esterilizar os equipamentos manuais dos hospitais como pinças e bisturis. Basicamente, no processo de esterilização, é usada uma estufa que pode alcançar altas temperaturas e possui isolamento por meio da lã de vidro.
Considere uma estufa com 0,3 m x 0,3 m x 0,3 m de dimensões internas que esteja em trabalho contínuo. A temperatura no interior da estufa está a 180°C e o isolamento das paredes é conseguido com lã de vidro de condutividade térmica de 10-2cal/s.m°C e espessura de 0,08 m. Sabendo que a temperatura da sala onde está a estufa é de 30°C a alternativa correta que indica a quantidade de calor transferida, em calorias, do interior da estufa para a sala, em 32 s é.
Dados:
Utilize a seguinte fórmula para fluxo de calor:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EEAR) Um corpo absorve calor de uma fonte a uma taxa constante de 30 cal/min e sua temperatura muda em função do tempo de acordo com o gráfico a seguir. A capacidade térmica (ou calorífica), em cal/°C desse corpo, no intervalo descrito pelo gráfico, é igual a
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIFACS)
A figura representa o esquema simplificado de uma máquina térmica. O dispositivo criado por James Watt, utilizado para movimentar moinhos, bombas, locomotivas e barcos a vapor, foi também empregado na indústria, o que alicerçou, assim, a Revolução Industrial, que teve início no fim do século XVIII.
A análise da figura, com base nos conhecimentos da Termodinâmica, permite afirmar corretamente que
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
Os animais vivíparos são aqueles que nascem da barriga da mãe, ou seja, os filhotes se desenvolvem dentro das fêmeas e nascem desenvolvidos. Já os animais ovíparos são aqueles que nascem de ovos.
Observe o diagrama a seguir, onde estão alguns nomes de animais.
Agora assinale a alternativa que agrupa corretamente os animais presentes no diagrama com o seu modo de reprodução.