Elementos Básicos
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Com eles fazemos nossas combinações seletivas.
Uma determinada forma básica tem seu valor independente que pode ser modificado quando relacionado com outras formas.
Cor
Em sua formulação mais simples, a estrutura da cor pode ser ensinada através do círculo cromático. As cores primárias (amarelo, vermelho e azul), e as cores secundárias (laranja, verde e violeta) aparecem no diagrama. Pode-se incluir também as cores intermediárias a essas.
Temos alguns pontos a ressaltar sobre cor: elas podem apresentar-se saturadas (cor com tom 100%) ou acromáticas (variação de tom de 99 a 1%).
Tom
As variações de luz ou de tom são os meios pelos quais distinguimos oticamente a complexidade da informação visual do ambiente. Vemos o que é escuro porque está próximo ou se superpõe ao claro, e vice-versa. As relações são sempre por comparação.
http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/org_espacial.htm
Converse com a turma sobre a cor presente nos diferentes momentos da arte, mostre algumas imagens de obras de arte de diferentes épocas e peça para observarem como as cores se apresentam, se mais realistas ou não, mais fortes ou mais apagadas, mostre algumas obras de arte fovistas e peça para observarem o uso das cores, quais as sensações provocadas, qual o significado das cores empregadas.
Matisse, André Duran O quarto vermelho, Matisse
Depois dessa conversa peça para pesquisarem sobre alguns artistas fovistas e suas obras em livros, revistas e sites, e levem suas descobertas para compartilharem. No momento da apreciação das obras peça especial atenção ao uso das cores.
Distribua papel canson no tamanho A3, tinta guache de várias cores e pincéis. Coloque em uma parede da sala três reproduções de obras de arte, de preferência de paisagens de períodos anteriores, quando não se usava as cores de forma exagerada e sim mais realistas. Proponha para os alunos que escolham uma das paisagens para fazer uma releitura fovista,
Organize com a turma uma exposição dos trabalhos no espaço cultural da escola.