O calendário é um instrumento que nos ajuda a medir o tempo e organizar nossas atividades. Ele é utilizado há milênios e sofreu diversas modificações ao longo da história, sendo que o calendário moderno foi instituído em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Os meses do ano são parte fundamental do calendário, cada um com um número de dias diferentes. Vamos aprender mais sobre eles?
Como é dividido o tempo no calendário?
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) Observe a figura abaixo.
A figura mostra dois processos, I e II, em um diagrama pressão x volume ao longo dos quais um gás ideal pode ser levado do estado inicial i para o estado final f.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
De acordo com a 1ª Lei da Termodinâmica, a variação da energia interna é __________ nos dois processos. O trabalho Wi realizado no processo I é __________ que o trabalho Wii realizado no processo II.
- Ciências - Fundamental | 15.2. A água
Explique o que acontece nas etapas 1, 2 e 3 indicadas na figura que ilustra o ciclo da água.
- Ciências - Fundamental | 2.2 Ciclo da Vida das Plantas
Qual a função da respiração nas plantas?
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2008 1ª FASE) Três esferas metálicas, M1, M2 e M3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.
Inicialmente M1 e M3 têm cargas iguais, com valor Q e M2 está descarregada. São realizadas duas operações, na sequência indicada:
I. A esfera M1 é aproximada de M2 até que ambas fiquem em contato elétrico. A seguir, M1 é afastada até retornar à sua posição inicial.
II. A esfera M3 é aproximada de M2 até que ambas fiquem em contato elétrico. A seguir, M3 é afastada até retornar à sua posição inicial.
Após essas duas operações, as cargas M1, M2 e M3 serão
- História - Fundamental | 06.4. A organização da vida social
Leia a reportagem e responda à questão.
22/03/2008
20% DAS CASAS TERÃO QUE TIRAR SUAS GARAGENS
No bar da dona Zilda os moradores se aglomeram desde cedo no balcão para papear e, nos últimos meses, reclamar de uma das exigências da chamada ZEIPP (Zona Especial de Interesse do Patrimônio de Paranapiacaba) aprovada no final de 2007: a proibição das garagens cobertas para os automóveis ao lado das casas. (...) "Antes não havia necessidade de carro porque tinha trem. Hoje você compra um carro de R$ 35 mil e vai deixar na rua, sem proteção?", contesta Zélia Paralego, 56, na vila desde 1961 e que tem garagem há oito anos. Essa foi a principal norma que despertou a oposição dos moradores de Paranapiacaba. (...) Dos 334 imóveis da vila, 20% tinham as garagens cobertas, parte das quais já começou a ser removida - a exigência precisa ser cumprida em até dois anos. A alegação para vetá-las é que elas não integram a paisagem histórica das casas. As garagens foram construídas mais tarde, de forma improvisada, como "puxadinhos". "Qual bem é que devemos proteger em Paranapiacaba? A garagem? Quem acha que um carro é mais importante do que a história está morando no lugar errado", diz a urbanista e subprefeita Vanessa Gayego Bello Figueiredo. Ela afirma que as normas da vila foram debatidas e acordadas com órgãos de defesa do patrimônio histórico. Segundo a subprefeitura, a intenção da ZEIPP é promover um desenvolvimento sustentável que permita incentivar as atividades turísticas para a sobrevivência econômica da vila e preservar a paisagem cultural histórica e a qualidade de vida no local. (...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2203200811.htm> Acesso em 12/12/2008
a) Por que ficou decidido que as garagens cobertas ao lado das casas que ficam na ZEIPP devem ser retiradas?
b) Cite e explique dois ganhos que essa exigência da prefeitura pode trazer para cidade e seus moradores.