Texto base:
Enunciado:
a) Represente os números do texto no quadro de posições.
UNIDADES DE MILHAR
CENTENAS
DEZENAS
UNIDADES
b) Escreva os números que você representou no quadro de posições por extenso em ordem crescente.
c) Complete o quadro a seguir, indicando o valor do algarismo 1 em cada número do texto.
Número
Valor do algarismo 1
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Geografia | 8. Regionalização
O Banco Mundial classifica os países de acordo com a renda média per capita. Em 2005, 2,4 bilhões de pessoas receberam 580 dólares anuais, em média, nos países considerados em desenvolvimento, ao passo que 1 bilhão de pessoas em países de alta renda receberam 35.130 dólares anuais per capita.
Atlas of Global Development. Washington/DC, Collins, 2002, p. 8 (com adaptações).
A classificação utilizada pelo Banco Mundial, em relação ao nível de desenvolvimento dos países, permite concluir que
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2017 LIBRAS)
Um jogo de boliche consiste em arremessar uma bola sobre uma pista com o objetivo de atingir e derrubar o maior número de pinos. Para escolher um dentre cinco jogadores para completar sua equipe, um técnico calcula, para cada jogador, a razão entre o número de arremessos em que ele derrubou todos os pinos e o total de arremessos efetuados por esse jogador. O técnico escolherá o jogador que obtiver a maior razão. O desempenho dos jogadores está no quadro.Deve ser escolhido o jogador
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Qual é a segurança do sangue?
Para que o sangue esteja disponível para aqueles que necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar sangue e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
A prática de selecionar criteriosamente os doadores, bem como as rígidas normas aplicadas para testar, transportar, estocar e transfundir o sangue doado fizeram dele um produto muito mais seguro do que já foi anteriormente.
Apenas pessoas saudáveis e que não sejam de risco para adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV, sífilis e Chagas, podem doar sangue.
Se você acha que sua saúde ou comportamento pode colocar em risco a vida de quem for receber seu sangue, ou tem a real intenção de apenas realizar o teste para o vírus HIV, NÃO DOE SANGUE.
Cumpre destacar que apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus pode transmitir a doença através do seu sangue.
DA SUA HONESTIDADE DEPENDE A VIDA DE QUEM VAI RECEBER SEU SANGUE.
Disponível em: www.prosangue.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado).
Nessa campanha, as informações apresentadas têm como objetivo principal:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Major Anacleto relia – pela vigésima terceira vez – um telegrama do Compadre Vieira, Prefeito do Município, com transcrições de um outro telegrama, do Secretário do Interior, por sua vez inspirado nas anotações que o Presidente do Estado fizera num ante primeiro telegrama, de um Ministro conterrâneo. E a coisa viera vindo, do estilo dragocrático-mandológico-coactivo ao cabalístico-estatístico, daí para o messiânico-palimpséstico-parafrástico, depois para o cozinhativo-compradesco-recordante, e assim, de caçarola a tigela, de funil a gargalo, o fino fluido inicial se fizera caldo gordo, mui substancial e eficaz; tudo isso entre parênteses, para mostrar uma das razões por que a política é ar de fácil se respirar – mas para os de casa, os de fora nele abafam, e desistem.
Disponível: https://aceleratexto.com.br. Acesso em: 12 maio 2021.
Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é