1 - Apresente aos alunos a obra do artista Antony Gormley:
Disponível em: http://artetropia.blogspot.com.br/2012/05/antony-gormley-relacao-do-corpo-com-o.html
Disponível em: http://secretlexicon.blogspot.com.br/2009/06/antony-gormley.html
2 - Caro professor, você poderá encontrar outras imagens surpreendentes deste artista no Google Imagens, por exemplo. Poderá então completar esta galeria de imagens sobre ele a partir de uma escolha mais intimista.
3 -
Antony Gormley nasceu em Londres em 1950. Depois de estudar no colégio Ampleforth, Yorkshire, ele completou licenciatura em antropologia, arqueologia e história da arte no Trinity College, Cambridge , entre os anos de 1968-71. Após a sua graduação, Gormley viajou para a Índia e Sri lanka para estudar o budismo durante três anos. Em seu retorno a Londres, em 1974, ele estudou na Central School of Art e faculdade de Goldsmith, antes de completar um curso de pós-graduação em escultura na Slade School of Art entre 1977 e 1979.
O trabalho de Gormley tem revivificado a maneira como nos apropriamos da forma humana. Freqüentemente usando seu próprio corpo como objeto de seu trabalho, Gormley faz uso inovador do sentido corpo: instrumento de memória e transformação, explora o corpo coletivo e a relação entre o eu e o outro. Sua investigação sobre a condição humana foi concretizada em aclamadas instalações em larga escala, como Massa Crítica (1995), Loteamento (1997), Inside Austrália (2002), Campo de Domínio (2003), Another Place (2005), e Luz Cegos (2007).
Sua obra no Lago Ballard é impressionante. 51 esculturas foram dispostas no lago de sal australiano, de cerca de 185 quilômetros. Lake Ballard é o site da instalação (2002) "Inside Austrália". O trabalho foi encomendado para marcar as comemorações dos 50 anos do Internacional Perth Festival de Artes em 2003. É constituída por 51 esculturas, derivadas de varreduras a laser dos habitantes de Menzies. As esculturas foram fundidas a partir de uma liga que contém molibdênio, vanádio e titânio, metais encontrados na rocha Arqueano da Austrália Ocidental. As esculturas são colocadas em uma área de cerca de 10 quilômetros quadrados sobre o lago.
Tai Nunes, adaptado de várias fontes
4 - Observe como a obra de Gormley não apenas diz respeito ao corpo e sua relação com o espaço como também sugere o desdobramento orgânico deste corpo. Veja, por exemplo, nesta obra:
Parece inevitável associar as formas às células do corpo humano. Veja bem como o artista cria um elo entre o que está dentro do corpo e o que está fora dele quando obriga os visitantes a se deslocarem em diferentes movimentos para dentro da instalação.
5 - Após conhecerem a obra de Gormley, sugira ao alunos que, em dupla, realizem sobre o papel kraft desenhos de seus corpos em diferentes posições e que preencham as formas encontradas com tinta. Cada dupla deverá realizar dois desenhos, ou seja, um aluno desenhará o corpo do outro.
Observações:
1- Um desdobramento desta atividade pode ser, ao contrário da tinta, o preenchimento da imagem desenhada por materiais inusitados escolhidos pelas duplas: de papel picado a purpurina, tecidos, tampinhas de garrafa pet ou de latinhas, enfim, como os alunos preferirem.
Referências:
Imagens de obras de Antony Gormley:
Disponível em: http://entretenimento.uol.com.br/album/2012/05/16/artista-ingles-antony-gormley-espalha-suicidas-em-predios-do-centro-de-sao-paulo.htm#fotoNav=28
Disponível em: http://artetropia.blogspot.com.br/2012/05/antony-gormley-relacao-do-corpo-com-o.html
Site oficial do artista:
Disponível em: http://www.antonygormley.com/?utm_source=weibolife.appspot.com
Vídeo sobre o Lago Ballard:
Disponível em: http://vimeo.com/14210604
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/pikerslanefarm/sets/72157616512621278/