Observe a imagem.
Com base na observação da imagem, como é possível demonstrar a relação entre a cor, a luz e as tintas?
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- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Uma scena franco-brazileira: “franco” – pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessoas do povo da grande capital; “brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Ilustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout.)
A Ilustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado).
A página do periódico do início do século XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UNIT) Considere um bloco de massa igual a 1,0 kg preso a uma mola de constante elástica igual a 36,0 N/m, que se encontra em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Em seguida, o bloco é deslocado da sua posição de equilíbrio e a mola é comprimida 0,5 m e, o ao ser abandonado, o bloco oscila, descrevendo um movimento harmônico simples.
Nessas condições, a função da elongação é igual a
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIFACS)
As figuras representam o esquema do princípio de funcionamento de uma coifa eletrostática. Considere cada gotícula de óleo com massa m, eletrizada com carga elétrica q e lançada com velocidade de módulo v, no interior de um coletor. Esse dispositivo é constituído por duas placas paralelas, separadas por uma distância d e eletrizadas com cargas de sinais opostos, que geram um campo elétrico uniforme de intensidade E. Desprezando-se os efeitos da gravidade e sabendo-se que as gotas de óleo são retidas no coletor, é correto afirmar que a gotícula
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UEMG) “Pois viver deveria ser — até o último pensamento e derradeiro olhar — transformar-se.” (Lya Luft)
Interpretada no sentido biológico, a autora pode estar
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto para responder à questão.
Tarde de sábado
A tardezinha de sábado, um pouco cinzenta, um pouco fria, parece não possuir nada de muito particular para ninguém. Os automóveis deslizam; as pessoas entram e saem dos cinemas; os namorados conversam por aqui e por ali; os bares funcionam ativamente, numa fabulosa produção de sanduíches. Apesar da fresquidão, as mocinhas trazem nos pés sandálias douradas, enquanto agasalham a cabeça em echarpes de muitas voltas.
Tudo isso é rotina. Há um certo ar de monotonia por toda parte. O bondinho do Pão de Açúcar lá vai cumprindo o seu destino turístico, e moços bem falantes explicam, de lápis na mão, em seus escritórios coloridos e envidraçados, apartamentos que vão ser construídos em poucos meses, com tantos andares, vista para todos os lados, vestíbulos de mármore, tanto de entrada, mais tantas prestações, sem reajustamento — o melhor emprego de capital jamais oferecido!
Em alguma ruazinha simpática, com árvores e sossego, ainda há crianças deslumbradas a comerem aquele algodão de açúcar que de repente coloca na paisagem carioca uma pincelada oriental. E há os avós de olhos filosóficos, a conduzirem pela mão a netinha que ensaia os primeiros passeios, como uma bailarina principiante a equilibrar-se nas pontas dos sapatinhos brancos.
Andam barquinhos pela baía, com um raio de sol a brilhar nas velas; há uns pescadores carregados de linhas, samburás, caniços, muito compenetrados da sua perícia; há famílias inteiras que não se sabe de onde vêm nem se pode imaginar para onde vão, e que ocupam muito lugar na calçada, com a boca cheia de coisas que devem ser balas, caramelos, pipocas, que passam de uma bochecha para a outra e lhes devem causar uma delícia infinita.
Depois aparecem muitas pessoas bem vestidas, cavalheiros com sapatos reluzentes, senhoras com roupas de renda e chapéus imensos que a brisa da tarde procura docemente arrebatar. Há risos, pulseiras que brilham, anéis que faíscam, muita alegria: pois não há mesmo nada mais divertido que uma pessoa toda coberta de sedas, plumas e flores, a lutar com o vento maroto, irreverente e pagão.
E depois são as belas igrejas acesas, todas ornamentadas, atapetadas, como jardins brancos de grandes ramos floridos.
Por uma rua transversal, está chegando um carro. E dentro dele vem a noiva, que não se pode ver, pois está coberta de cascatas de véus, como se viajasse dentro da Via-Láctea. Todos param e olham, inutilmente. Ela é a misteriosa dona dessa tardezinha de sábado, que parecia simples, apenas um pouco cinzenta, um pouco fria. E a moça que vem, com a alma cheia de interrogações, para transformar seus dias de menina e adolescente, despreocupados e livres, em dias compactos de deveres e responsabilidades. É uma transição de tempos, de mundos. Mas os convidados a esperam felizes, e ela não terá que pensar nisso. Ela mal se lembra que é sábado, que é o dia de seu casamento, que há padrinhos e convidados. E quando a cerimônia chegar ao apogeu, talvez nem se lembre de quem é: separada dos acontecimentos da terra, subitamente incorporada ao giro do Universo.
MEIRELES, Cecília. “Escolha o seu sonho”, Editora Record – Rio de Janeiro, 2002, p. 100.
A expressão “tardezinha de sábado”, usada no primeiro parágrafo, sugere: