Observe as imagens.
Quais imagens apresentam suportes de pintura?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Além do direito ao voto, cite outras duas conquistas femininas no Brasil.
Explique por que a busca pela valorização da mulher ainda é muito presente em nossa sociedade?
Atualmente, quais as pessoas que têm direito ao voto?
Nos dias de hoje, as mulheres, além do direito ao voto, possuem cargos políticos. Qual foi o maior cargo político alcançado por uma mulher? Quando isso aconteceu?
- Biologia | 02. Origem da Vida
A coluna da esquerda, a seguir, apresenta o nome de teorias sobre a evolução da vida na Terra; a da direita, afirmações relacionadas a três dessas teorias.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1 – Abiogênese
( ) Os primeiros seres vivos utilizaram compostos inorgânicos da crosta terrestre para produzir suas substâncias alimentares.
2 – Biogênese
3 – Panspermia
( ) A vida na Terra surgiu a partir de matéria proveniente do espaço cósmico.
4 – Evolução química
5 – Hipótese autotrófica
( ) Um ser vivo só se origina de outro ser vivo.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto para a questão.
Os móveis da rica velha
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Antiode
Poesia, não será esse
o sentido em que
ainda te escrevo:
flor! (Te escrevo:
flor! Não uma
flor, nem aquela
flor-virtude – em
disfarçados urinóis).
Flor é a palavra
flor; verso inscrito
no verso, como as
manhãs no tempo.
Flor é o salto
da ave para o voo:
o salto fora do sono
quando seu tecido
se rompe; é uma explosão
posta a funcionar,
como uma máquina,
uma jarra de flores.
MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento).
A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Cante a música abaixo com os colegas.
Canção das brincadeiras II
Quem quer brincar de roda,
Jogar peteca ou dançar quadrilha,
Brincar de pique, pega-pega, esconde-esconde,
Amarelinha é uma maravilha.
Agora me diga quem foi que bolou
O diabolô, bilboquê, ioiô.
Tem cobra-cega e gata-pintada,
Forninho de bolo, futebol e queimada.
Quem quer brincar de esconder,
De rebolar com o bambolê.
Eu vou tirar na sorte o capitão,
Depois vou pular corda e jogar pião.
Bolinha de gude é tão bom de jogar,
Tá quente, tá frio, ninguém vai achar.
Guarda meu anelinho bem guardadinho,
Chicotinho queimado não vai bater “ni mim”.
Rubinho do Vale. CD. A alma do povo, 1998.
Por que as regras são importantes nas brincadeiras coletivas?