Texto base: Analise o calendário do mês de dezembro de 2014.
Enunciado:
1. Responda, de acordo com o calendário analisado.
a) Quantos dias tem o mês de dezembro?
b) Em que dia da semana o mês teve início?
c) Qual o dia da semana que o dia 31 caiu?
d) Em que dia da semana o dia 15 de dezembro caiu?
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uneb) Tanto agentes não-biológicos quanto biológicos podem provocar grandes mudanças evolutivas nos organismos, processo denominado seleção sob estresse.[...] As formas de estresse mais limitantes e frequentes na natureza são o déficit de água, excesso de calor ou de frio e a salinidade do ambiente. [...]
Ambientes com muito ou pouco sal também são estressantes, já que a regulação osmótica entre um organismo e o ambiente requer um elevado dispêndio energético. ( ECOLOGIA... 2008, p. 32)
Com relação às estratégias adotadas pelas plantas que habitam locais de alta temperatura em resposta ao déficit hídrico a que estão sujeitas, é correto afirmar:
- Biologia | 10.5 Cordados
Durante uma aula de biologia sobre anfíbios, um aluno perguntou o que aconteceria se um girino fosse colocado em um pote contendo água do mar. Seus colegas de sala propuseram diversas hipóteses, alguns defendendo que o girino iria morrer, outros que ele iria sobreviver.
Considerando as características típicas dos anfíbios, o mais provável é que, na situação proposta, o girino iria:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Leia a tirinha.
Suponha que o fenótipo relacionado ao número de orelhas do coelho seja
condicionado por um par de alelos autossômicos. Um determinado cruzamento entre coelhos com duas orelhas gerou 25% de filhotes com apenas uma orelha, como os ilustrados na tirinha.
Caso dois coelhos com apenas uma orelha sejam cruzados, a porcentagem de filhotes nascidos com uma orelha e de filhotes nascidos com duas orelhas seria, respectivamente, de
- Biologia
(UERJ) Esponjas e mexilhões podem ser considerados bioindicadores, uma vez que a análise de seus tecidos revela a concentração de poluentes na água. Isso ocorre porque, no meio aquático, esses animais são caracterizados, em sua maioria, como:
- Geografia - Fundamental | 1.02 As Diferentes Maneiras de Regionalizar o Planeta
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na formação socioeconômica e espacial. Para lidar com essa enorme diversidade e para compreender as diferentes realidades encontradas no planeta, as Ciências Sociais estão sempre em busca de uma metodologia apropriada. Nesse sentido, existem várias formas de regionalizar o planeta, dentre as quais destacam-se as seguintes: países centrais e periféricos; países do Norte e do Sul; países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Para estabelecer a regionalização mundial é necessária a utilização de critérios classificatórios. Dentre eles surgem o PIB, o IDH e o novo índice, denominado FIB. Sobre eles, responda:
A) DESCREVA os critérios utilizados por cada indicador: PIB, IDH, FIB.
B) Na década de 1990 é criado o IDH, índice que contrapõe as informações fornecidas pela análise da renda per capita. JUSTIFIQUE a importância da criação desse índice para contrapor o PIB.