Texto base: As crianças estavam brincando de cabo de guerra no pátio da escola. No início da brincadeira 12 crianças estavam participando. Algumas crianças saíram. Veja como a brincadeira ficou. SMOLE, Kátia Stocco (Org). Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Enunciado:
1. Quantas crianças havia ao todo?
2. Faça os cálculos e descubra quantas crianças saíram da brincadeira.
3. Quantas crianças continuaram a brincar?
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNICENTRO)
A figura apresentada ilustra: - Matemática | 10. Estatística
No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor marca apenas uma alternativa dentre as seis opções de respostas, sendo que a alternativa escolhida está associada a uma nota entre os valores 1, 3, 5, 7, 8 e 9.
Um leitor respondeu ao teste, obtendo as notas de sorte e de azar para as perguntas e representou-as no Quadro 1.
O resultado do teste x é calculado como sendo a diferença entre as médias aritméticas das notas de sorte e de azar, nessa ordem. A classificação desse resultado é dada de acordo com o Quadro 2.
SANTI,A.; KIST, C. Sorte: manual de instruções. Superinteressante. ago. 2012 (adaptado).
De acordo com os dados apresentados, a classificação do resultado do teste desse leitor é:
- Língua Portuguesa
A partir do momento em que as pessoas se sentem à vontade para desconectar suas opiniões dos fatos objetivos, temos um problema grave.
Um tema adorado pela turma do “mas essa é a minha opinião” é a mudança climática. Pouco importa que a NASA e quem mais for apresente fartas evidências do aquecimento global. Pouco importa que os registros de temperaturas, feitos com termômetros (pouco afeitos a ideologias), apontem que a temperatura média do planeta já subiu 0,9 °C entre 1880 e 2017. Pouco importa que 17 dos 18 anos mais quentes nos 138 anos de registros tenham acontecido depois de 2001, ou que 2016 tenha sido o ano mais quente de todos os registros. O sujeito espera a primeira brisa gelada soprar para dizer “cadê o aquecimento global?”. É dramático, e se trata de um problema que está ganhando proporções cada vez maiores.
NOGUEIRA, S. Superinteressante. 03 jan. 2019. [Fragmento]
A contra-argumentação está evidenciada no fragmento quando o articulista
- Biologia | 10.5 Cordados
Leia o texto para responder à questão.
A biodiversidade é definida pela variedade de seres vivos existentes em determinada região. Quanto maior o número de espécies de seres vivos, maior é a biodiversidade nessa região. Pesquisas recentes apontam o número de espécies descobertas cada vez maior, sobretudo no Brasil, embora nem todas já estejam catalogadas. No geral, o maior número de espécies de vertebrados conhecidas são de peixes (1), seguida de anfíbios (2), de aves (3), de répteis (4) e de mamíferos (5).
(Adaptado de: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/biodiversidade-dos-animais.)
Quanto aos grupos de animais em destaque no texto, relacione seus números correspondentes com as afirmativas abaixo.
(a) Esqueleto cartilaginoso ou esqueleto ósseo com escamas do tipo placoides ou dérmicas.
(b) Pele impermeável e seca revestida por uma camada de queratina.
(c) Estrutura denominada quilha ou carena onde se prendem os músculos corporais.
(d) Pele lisa, sem escamas, úmida e com glândulas mucosas.
(e) Dentes diferenciados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
(f) Apresentam estruturas como glândulas uropigianas, sacos aéreos e ossos pneumáticos.
(g) Corpo recoberto por pelos e com glândulas sudoríparas e sebáceas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa
Os gráficos expõem dados estatísticos por meio de linguagem verbal e não verbal. No texto, o uso desse recurso