Leia com atenção o texto a seguir e responda às questões
Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012
As Paraolimpíadas de Verão de 2012 são os Jogos Paraolímpicos realizados entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro em Londres, na Grã Bretanha.
Os jogos vão incluir atletas com diversas deficiências físicas e sensoriais, como paralisia cerebral, amputações e cegueira. Esta será a primeira vez, desde 2000, que os deficientes mentais vão retornar aos jogos .
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2012. Acesso em: 28 fev. 2012 (Adaptado).
Explique o motivo primordial de dividir das atividades de competição entre os atletas dos Jogos Olímpicos e os atletas dos Jogos Paraolímpicos.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: Portugal é o primeiro estado moderno a ser formado na realidade europeia, enquanto países como Inglaterra, França e Espanha só atingiriam a formação do estado moderno, centralizado com único rei, com uma centralização nas defesas militares, um século à frente, já a partir do final do século XIV e início do século XV, Portugal vai ter a formação do seu estado moderno já no século XIV. Na década de 80 do século XIV, entre 1383 e 1385, Portugal passa por uma revolução chamada de Revolução de Avis e se torna um estado autônomo e centralizado. Essa centralização iniciada com a Revolução de Avis é muito importante porque é a partir dela que vamos ter uma união entre os interesses do Rei (o estado) e os interesses daquela classe que vem se desenvolvendo desde a Baixa Idade Média, que é a burguesia. Disponível em: <http://pt.allreadable.com/03c11OyI> Acesso em: 24 nov. 2015.
Enunciado:
- a) Apresente o primeiro passo dado pelos Reis ibéricos em direção ao processo de centralização do poder na região.
- b) Explique a participação da Burguesia na Revolução de Avis, que possibilitou a centralização do poder em Portugal no século XIV.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Algumas lojas de médio e pequeno porte costumam formar grupos para realizar compras de grandes lotes de mercadoria diretamente do fabricante. Desse modo, conseguem negociar bons preços, tornando-se competitivas frente a grandes redes de lojas. Considere que um desses grupos de pequenas lojas realizou um pedido que totalizou R$ 400.000,00, de modo que o valor total foi igualmente dividido pelas lojas que formam o grupo.
Faltando pouco tempo para a data do pagamento, seis lojas desse grupo desistiram da compra e saíram do grupo. Para manter o preço negociado com a fabricante, as demais lojas que permaneceram no grupo aceitaram assumir o custo total da compra, fazendo com que cada uma tivesse que contribuir adicionalmente com R$ 15.000,00.
A quantidade de lojas que formavam o grupo inicialmente era igual a
- História | Geral
No século V a.C., a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas assinalou o apogeu da Grécia Antiga. Atenas, sob o governo de Péricles, atingiu o apogeu da democracia ateniense e grande desenvolvimento econômico. Essa democracia beneficiava:
- Filosofia | 3. Medieval
Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem e leia o texto a seguir para responder à questão12. Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais. Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu. Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/>.
Acesso em: 28 maio 2014. Adaptado.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as conclusões sobre os povos caçadores-coletores.