Luz de palco ou iluminação teatral é o sistema de luzes que desempenha, no palco, diversas funções de efeito artístico. Para que a iluminação proporcione o efeito desejado, os técnicos analisam cuidadosamente os ângulos formados pelo raio de luz e as superfícies. Analise a figura a seguir na qual foram assinalados alguns desses ângulos no plano.
A soma dos ângulos β e θ, em graus, no retângulo apresentado é de:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(AFA) Para fazer uma instalação elétrica em sua residência, Otávio contatou dois eletricistas.
O Sr. Luiz, que cobra uma parte fixa pelo orçamento mais uma parte que depende da quantidade de metros de fio requerida pelo serviço. O valor total do seu serviço está descrito no seguinte gráfico:
Já o Sr. José cobra, apenas, R$ 4,50 por metro de fio utilizado e não cobra a parte fixa pelo orçamento.
Com relação às informações acima, é correto afirmar que:
- Física | A. Escalar
(UEFS) No instante em que o sinal de tráfego se torna verde, um automóvel que estava parado sai com uma aceleração de 2,0 m/s². No mesmo instante, um caminhão, viajando com uma velocidade constante de 10,0 m/s, ultrapassa o automóvel.
Nessas condições, a distância que o automóvel percorre a partir desse instante até alcançar o caminhão, em m, é igual a
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
A força de atrito é uma força que depende do contato entre corpos. Pode ser definida como uma força de oposição à tendência de deslocamento dos corpos e é gerada devido a irregularidades entre duas superfícies em contato. Na figura, as setas representam forças que atuam no corpo e o ponto ampliado representa as irregularidades que existem entre as duas superfícies.
Na figura, os vetores que representam as forças que provocam o deslocamento e o atrito são, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
Duas coisas prega hoje a Igreja a todos os mortais, ambas grandes, ambas tristes, ambas temerosas, ambas certas. […] Uma grande, outra maior; uma triste, outra alegre; uma temerosa, outra segura; uma certa e necessária, outra contingente e livre. E que duas coisas são estas? Pó e pó. O pó que somos: Pulvis es, e o pó que havemos de ser: In pulverem reverteras. O pó que havemos de ser é triste, é temeroso, é certo e necessário, porque ninguém pode escapar da morte; o pó que somos é alegre, é seguro, é voluntário e livre, porque se nós o quisermos entender e aplicar como convém, o pó que somos será o remédio, será a triaga, será o corretivo do pó que havemos de ser.
VIEIRA, Antônio. Sermões de quarta-feira de cinza. Campinas: Unicamp, 2016.
No fragmento, retirado do segundo “Sermão de quarta-feira de cinza”, pregado por Padre Antônio Vieira, em Roma, no ano de 1673, é empregada uma figura de linguagem característica da estética barroca, a antítese. No excerto, esse recurso expressivo:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FUVEST 2007 1ª FASE) Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 kg, com centros igualmente espaçados de 1 m. Quando a velocidade da esteira é 1,5 m/s, a potência dos motores para mantê-la em movimento é P0. Em um trecho de seu percurso, é necessário planejar uma inclinação para que a esteira eleve a carga a uma altura de 5 m, como indicado. Para acrescentar essa rampa e manter a velocidade da esteira, os motores devem passar a fornecer uma potência adicional aproximada de