Leia o texto a seguir.
O texto foi escrito com a finalidade de anunciar a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.10 Biografia e Autobiografia
VOCÊ CONHECE...
GALILEU GALILEI?
Você pode não reconhecê-lo pelo nome, mas hoje sabe o que ele descobriu! Por seus feitos, Galileu Galilei virou uma celebridade e sua fama já permanece por séculos!
Desde cedo, aprendemos que a Terra é redonda e gira em torno do Sol. Ficamos sabendo também que os outros planetas realizam o mesmo movimento e, por isso, fazem parte do Sistema Solar. Atualmente, acreditamos nestas e em outras afirmações sobre o Sistema Solar porque muitos pesquisadores conseguiram comprová-las. E um dos grandes cientistas nessa área foi Galileu Galilei!
Nascido em uma pequena cidade italiana em 1564, Galileu Galilei desde cedo aprendeu a amar a matemática e a física, tanto que deixou a faculdade de medicina, embora seu pai, músico, quisesse que ele fosse médico! Na física e na astronomia, teve papel importante: foi o primeiro a mostrar que a Lua tem crateras e montanhas, que o Sol possui manchas e que outros planetas também têm luas. Se você acha que é pouco, saiba que esse cientista é considerado um dos pais da ciência moderna. Ele foi um dos primeiros a notar que, para entender a natureza, é preciso fazer experimentos e usar a matemática. Mas não é só. Galileu nos ajudou a compreender movimentos que ocorrem na Terra – como a trajetória de uma bola chutada em direção ao gol! – e também estudou o movimento dos astros no céu, contribuindo para mudar o modo como as pessoas pensavam que o Sistema Solar estava organizado.
A Terra no lugar do Sol
Durante muito tempo, acreditou-se que a Terra ficava imóvel, com os planetas e o Sol girando ao seu redor. Um dos grandes pensadores da Antiguidade a sustentar essa ideia foi o grego Aristóteles, que nasceu no ano 384 antes de Cristo. Esse modelo reinou por quase 2.000 anos depois de Aristóteles! Na Idade Média, discordar dele era considerado quase um crime! Mesmo assim, alguns apaixonados pela astronomia passaram a questionar o que Aristóteles havia dito, formulando leis sobre o universo. Entre esses cientistas estava o polonês Nicolau Copérnico – que viveu de 1473 a 1543. Ele concluiu que era a Terra que girava em torno do Sol, colocando essa estrela como centro do nosso sistema. Mas só divulgou suas pesquisas bem perto da sua morte, talvez por medo da reação da Igreja Católica, que adotou as ideias de Aristóteles e Ptolomeu como verdades absolutas.
Medo da Igreja? Pois é. Em alguns países, ela tinha muito poder: dizia para as pessoas o que era certo e errado, no que elas podiam acreditar ou não... Se alguém pensasse diferente do que a Igreja pregava, podia ser considerado um criminoso. Era chamado de herege, e na época da Santa Inquisição, podia ser julgado por um tribunal e até ser condenado à prisão perpétua ou à morte.
Desse jeito, a Igreja tentava controlar os conceitos que surgiam e que colocavam em perigo suas crenças ou poder. Assim, conseguia atemorizar cientistas como Copérnico, que defendiam ideias diferentes das pregadas por ela! O próprio Galileu Galilei (olha ele aqui!) acabou sendo perseguido pelas suas ideias!
Comprovado!
Galileu foi o primeiro a utilizar uma luneta para estudar os astros. Ao observar durante anos o céu com lunetas que ele mesmo construía, mostrou que as ideias de Copérnico estavam certas. Também foi o primeiro homem a estudar os satélites de Júpiter e ver como eles faziam uma órbita circular em torno do planeta.
As observações feitas por Galilei com sua luneta se encaixavam melhor no modelo de Copérnico e algumas coisas só podiam ser explicadas se os planetas girassem em torno do Sol e não da Terra. Assim, a ideia de que o Sol era o centro do nosso Sistema ganhou muito mais força!
O que Galileu notou foi que Vênus, como a nossa Lua, apresenta fases diferentes. O cientista também percebeu que o tamanho de Vênus mudava bastante. Quando ele aparecia na fase crescente, estava maior; quando estava quase cheio, ficava menor, o que só podia ser explicado facilmente no modelo de Copérnico!
Mas Galileu não se contentou em provar que esse modelo era melhor. Ele decidiu escrever livros sobre o tema que mesmo pessoas que não eram cientistas podiam entender! Para facilitar mais ainda, os redigiu em italiano e não em latim, como era comum na época. Além disso, em uma dessas obras quase zombava das ideias de Aristóteles, defendidas pela Igreja. Isso já era demais para a instituição! E como o cientista também tinha inimizades com algumas pessoas influentes na Igreja... As coisas mudaram para Galileu: se, inicialmente, ele teve o apoio da Igreja Católica, a partir daí, a instituição não quis saber se ele tinha provas de que a Terra girava em torno do Sol. Chamou-o de herege e o julgou pelo Tribunal do Santo Oficio, em 1633. Ele foi condenado a ficar preso em casa até morrer.
Além da astronomia, esse cientista dedicou-se a estudos físicos de corpos em queda livre, que têm importância reconhecida até hoje! Você sabia que, se soltar uma moeda de um real e outra de um centavo do alto de um prédio, elas chegam juntas ao chão? Pois quem descobriu isso, e muito mais, foi Galileu, que morreu em 1642 e cujo trabalho mostra bem como o conhecimento é construído! Assim como os pedreiros usam, para construir uma casa, materiais diferentes e de lugares variados, os pesquisadores também utilizam as ideias uns dos outros – certas ou não – para pensar mais e chegar a novas conclusões sobre como a natureza funciona.
Ana Abreu Fialho
Departamento de Bioquímica Médica
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Revista Ciência Hoje para as Crianças – Ano 17 – nº146 – maio de 2004 - adaptação
Ao apresentar a biografia de Galileu, o texto traz informações históricas sobre a época em que ele viveu.
a) Como é chamada a época em que Galileu viveu?
b) Sublinhe no texto as informações históricas sobre a Igreja nessa época.
c) Que fatos da vida de Galileu estão ligados a essas explicações dadas.
d) Em sua opinião, foi importante incluir essas informações históricas no texto?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A imagem acima representa o ciclo infinito da vida e da morte. Na mitologia grega, os fenômenos vida e morte eram representados pela díade Eros e Tânatos. Eros é a força fundamental do cosmo, e seu poder estende-se sobre todos os seres vivos e todos os elementos da natureza. Eros representa a energia fecundante do universo, consubstanciada no amor físico, que dá origem à vida. Eros constitui o princípio da ação, da vida, o qual se opõe à pulsão de morte e se realiza na libido. Segundo a mitologia grega, Tânatos, conhecido por ter coração de ferro e entranhas de bronze, existe desde antes da criação da humanidade e personifica a morte. Foi descrito como uma figura sinistra coberta de negro, passeando entre os homens com uma foice na mão. Em psicanálise, é a representação mítica da pulsão de morte, um impulso instintivo e inconsciente de busca da morte e(ou) da destruição. Essa dualidade vida-morte está expressa, em linguagem moderna, na letra da canção de Lulu Santos apresentada a seguir.
Eros e Tânatos
Lulu Santos
[1] sou mais meu eros do que o seu tânatos
seu tânatos, seu tânatos.
sou mais meu eros do que o seu tânatos
[4] e aposto tudo que você quiser
você não sabe quase nada da vida
não sabe a curva em que este trem apita
[7] nem manja a hora em que o pinto sai do ovo
nem o tamanho da encrenca que arrumou
vingança é um prato que se come frio
[10] por isso mesmo vou deixar passar
só não me venha com essa cara de inocente
que aqui no prédio ninguém vai acreditar
[13] põe u’a cara boa e uma atitude legal
p’ra não ficar sem pessoal
p’ra não perder o carnaval
[16] normal?
Considerando a imagem, as informações e a letra da canção apresentadas acima, julgue o item.
Considere uma comunidade com P0 pessoas em algum momento t0 de sua história, a partir do qual a diferença entre o número de pessoas nascidas e pessoas mortas é dada pela relação Q(n) = P0 × qn, em que n representa a quantidade de anos decorridos desde o tempo t0, e Q(n) é um valor positivo. Nesse caso, se a população dessa comunidade nunca atingir o dobro da quantidade P0, então q ∈ (0,1/2)
- Ciências - Fundamental | 10. Métodos Contraceptivos
As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Um homem se dirigiu a rabi Akiva e perguntou:
— Diga-me, rabi, quem criou o mundo?
Rabi Akiva respondeu:
— Deus.
O homem lhe disse:
— Assim me dizem todos. Mas quando eu lhes digo “me provem”, eles se calam. Pensei que talvez você, instruído e sábio, pudesse me dar uma prova.
Rabi Akiva pensou e disse:
— Volte aqui amanhã.
— Aqui estou, eu vim! — declarou o homem no dia seguinte.
— Estou vendo — disse rabi Akiva. E que roupa magnífica você está vestindo. Posso saber, por favor, quem a costurou para você?
— O costureiro! — respondeu o homem.
Rabi Akiva disse:
— Não acredito em você! Me prove!
— Provar para você... — riu o homem —, o que há para provar? A roupa que visto é a própria prova.
— Você está absolutamente certo — disse rabi Akiva. — a roupa é a prova de que o costureiro a costurou. E o mundo é a prova de que Deus o criou.
E a seus alunos, rabi Akiva falou assim:
— A roupa diz muito sobre o costureiro. A casa, sobre o construtor. A mesa, sobre o marceneiro. E o mundo, sobre seu criador, Deus.
SMIT, Shoham. O livro das lendas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013, p. 10.
A intenção evidente da fábula é
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the party invitation to answer the question.