Observe a tira.
Percebe-se que a saudação “Bem-vindos!”, dita por Hagar,
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O mundo mudou
O mundo mudou. “O mundo mudou” porque está sempre mudando. E sempre estará, até que um dia chegue o seu alardeado fim (se é que chegará). Hoje vimos “protegidos” por muitos cuidados e paparicos, sempre sob a forma de “serviços”, e desde que você tenha dinheiro para usá-los, claro. Carro quebrou na marginal? Relaxe, o guincho da seguradora virá em minutos resgatá-lo. Tem dificuldade de locomoção? Espere, a empresa aérea disporá de uma cadeira de rodas para levá-lo ao terminal. Surgiu uma goteira no seu chalé em plenas férias de verão? Calma, o moço que conserta telhados está correndo para lá agora. Vai ficando para trás um outro mundo — de iniciativas, de gestos solidários, de amizade, de improvisação (sim, “quem não improvisa se inviabiliza”, eu diria, parafraseando Chacrinha). Estamos criando uma geração que não sabe bater um prego na parede, trocar um botijão de gás, armar uma rede. É, o mundo mudou sim. Só nos resta o telefone do SAC, onde gastaremos nossa bílis com impropérios ao vento; ou o site da loja de eletrodomésticos onde ninguém tem nome (que saudade dos Reginaldos, Edmilsons e Velosos!). Ligaremos para falar com a nossa própria solidão, a nossa dependência do mundo dos serviços e a nossa incapacidade de viver com real simplicidade, soterrados por senhas, protocolos e pendências vãs. Nem Kafka poderia sonhar com tal mundo.
ZECA BALEIRO. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 18 maio 2013 (adaptado).
O texto trata do avanço técnico e das facilidades encontradas pelo homem moderno em relação à prestação de serviços. No desenvolvimento da temática, o autor:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(CESGRANRIO) O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado.
Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos. p. 458 e 481. Adaptado)
A partir do texto, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Pela evolução do texto, no que se refere à linguagem empregada, percebe-se que a garota - Geografia | 6.1 Agricultura
De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo – 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Disponível em: www.mda.gov.br. Acesso em: 12 jun. 2018 (adaptado).
O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
"A fotomontagem pode designar a associação de duas ou mais imagens, ou seus fragmentos, com o propósito de gerar uma nova imagem. São vários os processos que possibilitam esta técnica.
- A colagem é o mais simples deles e consiste na elaboração de uma composição tomando por base imagens coletadas de diversos meios e coladas sobre o papel.
- Uma outra possibilidade é empregar originais em transparência, o que pode ser chamado de sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos.
- Há também a possibilidade de ampliar partes de negativos diferentes sobre um mesmo papel fotográfico, gerando, assim, uma imagem composta. Existe uma variante do processo de fotomontagem que pode ser executado diretamente na própria câmara: a chamada dupla exposição – ou mesmo múltipla exposição – de um mesmo negativo no momento de tomada da fotografia.
- Hoje em dia, com a introdução dos computadores e dos scanners, a adição de duas ou mais imagens para a produção de uma imagem final tornou-se muito mais fácil e precisa."
Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3870&cd_idioma=28555&cd_item=8 )
- O professor vai sugerir aos alunos para criarem fotomontagens com colagens feitas a partir de imagens de jornais e revistas com base em determinados temas.
- O professor e os alunos vão escolher temas para cada fotomontagem que for montada. No exemplo da foto abaixo foi trabalhado o tema "Celebridade".
- Professor, incentive os alunos a usarem toda a sua criatividade na escolha dos temas para ficar uma atividade super divertida.
- Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15077