Montagem do autor.
Atividade
Objetivo: Perceber as desigualdades e discriminações que enfrentamos em nossa sociedade.
Material: Duas vendas para os olhos e dois travesseiros bem leves, sem costura à mostra, para evitar qualquer tipo de lesão, inclusive nos olhos.
Descrição: Dois voluntários terão os olhos vendados e receberão um travesseiro cada. Ao sinal, os voluntários começarão uma competição de quem acerta mais o outro, mesmo privados do sentido da visão. O restante do grupo apenas assistirá. Um tempo após o início da "disputa", o professor sinaliza para o grupo não dizer nada e retira a venda dos olhos de um dos voluntários, sem que haja interrupção. Após um período de tempo suficiente para que as ações sejam bem observadas, o professor removerá a venda do outro voluntário e encerrará o confronto. As reações dos participantes serão várias e diferentes.
Procure a conexão entre a dinâmica vivenciada por todos e as desigualdades e discriminações vigentes na sociedade. Com perguntas, estimule a reflexão e o debate:
Em relação à atividade:
- Vocês, voluntários, quais os sentimentos e sensações vivenciaram?
Passe também a palavra aos demais participantes. Como foi a reação do grupo? Houve torcida? Quais as motivações da torcida, defender quem teve todos os direitos retirados? Ajudar quem foi trapaceado?
Apresente por escrito, em letras grandes e visíveis, posturas relacionadas com a disputa. Solicite uma reflexão e conexão dessas posturas com o contexto social atual.
Buscando a conexão da atividade com a realidade:
- Enfrentamos cegueiras no dia a dia? O que significa ter os olhos vendados?
- Vivemos situações nas quais ficamos impotentes? Por que deixamos de agir? Por que aceitamos?
- É possível uma comparação entre as pessoas discriminadas e oprimidas na sociedade com o aluno voluntário que ficou indefeso? O que isso tem a ver com a realidade?
- Atualmente, quem estabelece as regras do jogo na vida real, na política e na economia?
- Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam? Quais as mudanças necessárias para uma vida mais justa?
Estimule uma reflexão sobre a mensagem:
Disponível em: <https://goo.gl/0LGR4Y>. Acesso em: 6 fev. 2017.