A figura no anúncio refere-se
Questões relacionadas
- Filosofia | 4. Moderna
(UEL) Leia o texto a seguir.
As ideias produzem as imagens de si mesmas em novas ideias, mas, como se supõe que as primeiras ideias derivam de impressões, continua ainda a ser verdade que todas as nossas ideias simples procedem, mediata ou imediatamente, das impressões que lhes correspondem.
HUME, D. Tratado da Natureza Humana. Trad. De Serafim da Silva Fontes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. p.35.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão da sensibilidade, razão e verdade em David Hume, considere as afirmativas a seguir.
I. Geralmente as ideias simples, no seu primeiro aparecimento, derivam das impressões simples que lhes correspondem.
II. A conexão entre as ideias e as impressões provém do acaso, de modo que há uma independência das ideias com relação às impressões.
III. As ideias são sempre as causas de nossas impressões.
IV. Assim como as ideias são as imagens das impressões, é também possível formar ideias secundárias, que são imagens das ideias primárias.
Assinale a alternativa correta.
- Geografia | 5.2 Migração
No âmbito das migrações internas do Brasil, tem sido diversificada a tipologia dos deslocamentos. Intensos fluxos de caráter rural-urbano ocorreram nas décadas de 1950 e 1960, representativos de um período marcado por crescente concentração fundiária e pela industrialização nos grandes centros urbanos do Sudeste brasileiro. Estabeleceram-se migrações interestaduais de longa distância na década de 1970, especialmente a de nordestinos para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Multiplicaram-se as migrações de assalariados rurais temporários (volantes, boias-frias) especialmente para as colheitas da cana e da laranja, expressão do subemprego sazonal e das relações de trabalho informais geradas pela modernização capitalista do campo. Fomentaram-se os deslocamentos sucessivos de “barrageiros” para a construção de grandes obras de infraestrutura energética ao longo das áreas de fronteira, seja internacional (Itaipu) ou nacional (Tucuruí, Balbina, etc.).
BECKER, O. Mobilidade espacial da população: conceitos, tipologias, contextos. In. CASTRO, I.; GOMES, P.; CÔRREA, R. (Org.).
Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1997 (Adaptação).
Os diversos fluxos migratórios internos do Brasil elencados pelo texto têm em comum o fato de que
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(CEFET-MG) A questão refere-se à imagem abaixo.
O uso dos recursos hídricos referente ao consumo doméstico está corretamente representado em
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Após a redescoberta do trabalho de Gregor Mendel, vários experimentos buscaram testar a universalidade de suas leis. Suponha um desses experimentos, realizado em um mesmo ambiente, em que uma planta de linhagem pura com baixa estatura (0,6 m) foi cruzada com uma planta de linhagem pura de alta estatura (1,0 m). Na prole (F1) todas as plantas apresentaram estatura de 0,8 m. Porém, na F2 (F1 × F1) os pesquisadores encontraram os dados a seguir. Os pesquisadores chegaram à conclusão, a partir da observação da prole, que a altura nessa planta é uma característica que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee y compara los dos textos.
Texto I - Números: Enteros o naturales
Los números enteros son llamados también números naturales. Los naturales son representados por números comprendidos del 1 al 9 incluyendo al cero. El primer número natural es el 1 (uno), luego le sigue el dos 2 (dos), después el 3 (tres), 4, 5, 6, 7...Si seguimos agregando la unidad al último número entero no vamos a terminar nunca, esto significa que los números naturales Comienzan con el Número Uno 1 pero que no tienen fin es decir son INFINITOS. Cuando logramos contar el número exacto de compañeros del salón. El número de regalos que nos dieron el día de cumpleaños. El número de personas que se encuentran dentro de nuestras casas... es decir cuando logramos darle un número determinado a las cosas que contamos o cuando dejamos de contar algo porque la numeración llega a un fin. Decimos que esas cosas que contamos son FINITAS, tienen fin. Sabemos entonces que los números naturales son infinitos, pero que sin embargo sólo utilizamos DIEZ símbolos para la representación de los mismos. Por esto nuestro sistema de numeración se llama SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL.
Disponible en: <http://www.rena.edu.ve/primeraetapa/Matematica/numenatu.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Texto II - Los números se enfadan
Érase una vez un país llamado Numerandia, en el que habitaban todos los números, los grandes, los pequeños, los bonitos, los feos. Cada uno estaba a lo suyo, pero, un día, hubo un gran desorden entre ellos. Todos los números no querían trabajar. Primero se quejaban de estar siempre haciendo cuentas, y decían que eso no era normal. Después decían que no podían ser tantas comas, tantos decimales. También protestaban porque siempre los pintábamos de negro, y a ellos les gustaba también aparecer en otros colores. Otra de sus quejas era que nadie les había pedido permiso para utilizarlos. Así que tras oír sus quejas, y ver que empezaban a desaparecer los signos, los puntos, los números ordinales y después los cardinales y ver el gran caos que se organizaba en Numerandia, los habitantes de aquel país remoto comprendieron que no se habían portado bien con los números, y empezaron a utilizarlos con diferentes tipos de letras y colores y a hacerlos más bonitos y a agradecerles la ayuda que les prestaban, ay así todos se pusieron contentos y todo volvió a funcionar correctamente.
Disponible en: <http://bibliotecaescolarjuanpedro.blogspot.com.br/2011/02/nuestros-cuentos-los-numeros-se-enfadan.html>. Acceso el: 05 nov. 2014.
Lee nuevamente y explica en qué se diferencian los dos textos.