EXPLIQUE o tipo de conto que o pai da personagem Mafalda relata-lhe: do que se trata, as características (começo, meio e fim) e se ela demonstra interesse, de acordo com as imagens percebidas na tirinha.
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Uma empresa do ramo alimentício está correndo o risco de fechar. Para que seus investidores continuem a apoiá-la financeiramente, foi imposto que, de janeiro de 2018 até o final de maio do mesmo ano, a média dos lucros obtidos deve ser pelo menos 10% maior que a média mensal dos lucros dos seis últimos meses de 2017. As tabelas a seguir mostram os lucros mensais da empresa, com os valores dados em milhões de reais.
Para satisfazer os investidores, o lucro da empresa em maio de 2018 deve ser de, no mínimo,
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo.A partir da campanha If you can’t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(MACKENZIE) Uma estação de rádio tem uma frequência de sintonização de 1.000 kHz. Sabendo que a velocidade da luz no meio de propagação é 300.000 km/s o comprimento de onda desta estação de rádio neste meio é
- Física
A figura acima mostra um corpo cúbico de 50 cm de aresta suspenso por dois cabos AB e AC em equilíbrio. Sabe-se que o peso específico volumétrico do material do corpo cúbico, a rigidez da mola do cabo AC e o comprimento do cabo AC antes da colocação do corpo cúbico são iguais a 22,4 kN/m3, 10,0 kN/m e 0,5 m. O valor do comprimento do cabo AB, em metros, após a colocação do corpo cúbico é:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
(ENEM 2011 2ª APLICAÇÃO) O RETIRANTE ENCONTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM DEFUNTO NUMA REDE, AOS GRITOS DE: “Ó IRMÃOS DAS ALMAS! IRMÃOS DAS ALMAS! NÃO FUI EU QUE MATEI NÃO”
— A quem estais carregando,
Irmãos das almas,
Embrulhado nessa rede?
Dizei que eu saiba.
— A um defunto de nada,
Irmão das almas,
Que há muitas horas viaja
À sua morada.
— E sabeis quem era ele,
Irmãos das almas,
Sabeis como ele se chama
Ou se chamava?
— Severino Lavrador,
Irmão das almas,
Severino Lavrador,
Mas já não lavra.MELO NETO, J. C. Morte e vida Severina e outros poemas para vozes.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994 (fragmento).
O personagem teatral pode ser construído tanto por meio de uma tradição oral quanto escrita. A interlocução entre oralidade regional e tradição religiosa, que serve de inspiração para autores brasileiros, parte do teatro português. Dessa forma, a partir do texto lido, identificam-se personagens que: