No jogo de batalha naval abaixo, o último tiro, no ponto B4, está marcado com um X em negrito. Os outros tiros que já foram dados estão marcados com um X normal e os retângulos representam navios a serem afundados.
Para um navio ser afundado, todos os seus quadrinhos devem ser atingidos. Sabendo disso, um tiro que poderia afundar um dos navios seria no ponto:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
A figura abaixo representa a estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática.
Analise as proposições em relação à estrutura proposta por Singer e Nicholson e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A estrutura indicada por A representa a camada dupla de lipídios que compõem a membrana plasmática.
( ) A estrutura indicada por B representa as proteínas da membrana plasmática.
( ) A estrutura indicada por C são as fibras de celulose da parede celular .
( ) A estrutura proposta por Singer e Nicholson para a membrana plasmática independe de ser uma célula vegetal ou animal.
( ) Algumas proteínas presentes na membrana plasmática podem servir como receptores de substâncias para a célula.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIT)
Estudos científicos revelaram que a melatonina, um neurotransmissor, representada pela fórmula estrutural, tem participação importante no ciclo do sono e do repouso na espécie humana.
A análise da fórmula estrutural da melatonina possibilita corretamente afirmar que esse neurotransmissor
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UECE) Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. Assinale a opção que associa corretamente a fórmula estrutural do haleto orgânico com seu nome IUPAC.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Mostre para os alunos trabalhos do artista Andy Warhol, como os indicados a seguir. Sugira que os alunos escolham retratos de pessoas famosas ou queridas para fazerem sua obra em alto contraste. Explicaremos aqui os dois métodos: digital e analógico. Sugerimos que eles façam ambos os métodos; no entanto, de acordo com o seu contexto em sala de aula, pode-se optar por um dos dois métodos ou mesmo deixar que os próprios alunos façam a sua escolha.
1 – Método analógico:
- Faça um xerox em preto e branco do retrato escolhido, se possível ampliado em tamanho A4.
- Cubra com a caneta preta todos os pretos e tons de cinza da imagem, deixando apenas as partes totalmente brancas sem preencher.
2 – Método digital utilizando o GIMP:
- Abra a imagem utilizando o GIMP;
- Transforme a imagem em preto e branco, clicando em Image>Mode>Grayscale, conforme ilustração a seguir:
- Figura 7 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Aumente todo o contraste da imagem no menu Cores>Brilho e Contraste;
- Figura 8 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Figura 9 - Print de tela. Fonte: Autora.
Após a realização dos dois métodos, os alunos podem fazer cópias das imagens em preto e branco e colorir múltiplas variações como nas obras de Andy Warhol, montando painéis em série dos trabalhos.
Imagens sugeridas:
Figura 10 - WARHOL, Andy. Oito Elvis, 1963. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eight_Elvises#/media/File:Eight_Elvises.jpg.>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 11 - WARHOL, Andy. Dez Lizes, 1963. Pintura e serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://c1.staticflickr.com/7/6120/6883146786_7cfc8589a1_b.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 12 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/61249?locale=pt>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 13 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <http://www.warrencampdesign.com/warren/images/photoEdits/warhol/marilyn-Multiple10_lg.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molácula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre.
BAIRD, C. Química Ambiental. Bookmam. 2005.
Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em: