Read the text.
What is this text about?
Questões relacionadas
- História | 6.03 Revolução Industrial
Milhares de pessoas se manifestaram em vários países para celebrar o Dia do Trabalho ou protestar contra as políticas de austeridade executadas pelos governos. Os manifestantes saíram às ruas de Madri para criticar os cortes nos programas sociais e a reforma trabalhista realizada pelo governo conservador espanhol. Exibindo uma enorme faixa com os dizeres “Querem acabar com tudo: trabalho, dignidade, direitos”, os trabalhadores percorreram o centro de Madri. Outros milhares de pessoas, principalmente comunistas, participaram das manifestações em Atenas e em outras cidades da Grécia, país em que o Dia do Trabalho é celebrado tradicionalmente como o Dia da Greve Geral no setor privado e no público.
Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à crise econômica global.
Um dos efeitos da Revolução Industrial do século XVIII foi a substituição da mão de obra humana por máquinas, o que, por sua vez, acarretou desemprego e, consequentemente, aumento da população rural da Inglaterra.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Adjetivo
Pastos do mar
Até cerca de 350 milhões de anos atrás, todas as plantas do planeta viviam no mar. Desde essa época, várias espécies evoluíram e desenvolveram formas e funções cada vez mais adaptadas à vida fora do mar, passando a viver em água-doce (como rios e lagos) ou na terra. Hoje, são cerca de 200 mil espécies que vivem nesses ambientes. Apenas aproximadamente 50 espécies de plantas superiores (que têm sementes) preservaram a capacidade de viver nas águas salgadas. Dessas, só cinco são encontradas no litoral brasileiro. Essas plantas vivem nas águas quentes e transparentes do Nordeste e nas calmas baías protegidas que se estendem do sul do estado do Rio de Janeiro até Santa Catarina. Podem cobrir vários quilômetros quadrados de fundos marinhos rasos, de até 10 metros de profundidade. [...] LACERDA, Luiz. Drude de. Pastos do mar. In: CIÊNCIA HOJE na escola. Volume 4. Rio de Janeiro: SBPC. p. 71. (Fragmento)
Enunciado:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UPE) Quando dez moles de um gás ideal são submetidos a um ciclo termodinâmico em uma máquina térmica, pode-se construir o gráfico de pressão versus temperatura, mostrado a seguir. Sabendo que as temperaturas dos pontos A, B C e D são 800K, 1200K, 2.100K e 1400K respectivamente, e que o ciclo é completado em 2,0 segundos, calcule a potência da máquina por ciclo. Considere que a constante universal dos gases perfeitos é igual a 8,3J/(mol.K).
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(UNESP) No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias. Analise os gráficos e as afirmações de I a IV.
I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo.
II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisados nos gráficos, pois os demais países do globo são considerados plenas democracias.
III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais.
IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país.
A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text. HELPING A FRIEND WHO'S BEING BULLIED
If your friend is being bullied, try not to ignore it. Telling someone can be the first step in getting it stopped. It doesn't matter whether your friend is being bullied at school, outside of school or online (cyberbullying), it still feels the same. Often classmates don't realise the effect that bullying can have on someone. But even the smallest comment can be really upsetting. Telling a teacher or parent Your school has a duty to stop bullying and keep pupils safe. Every school should have an anti-bullying policy which is all about trying to stop bullying. You can get more information about this by talking to a teacher. A teacher can privately tell other teachers and staff members to be aware of the person doing the bullying, and how they're behaving in class and the playground. Going with your friend Telling somebody that you are being bullied and asking for help is scary. Your friend might feel embarrassed, upset or scared about what might happen. Offer to go with them to see your teacher. Or, you could help your friend to work on a letter to your headteacher. Keeping a diary Write down who says and does what. And where the bullying happened. This will help your school understand how serious the situation is. Then, you can then tell them exactly what's been going on. They might find it useful to sign up and use our mood journal to record the bullying and how it makes them feel. And if the bullying is making them feel bad, they can try using our Art box. How bullying might affect your friend. When someone is struggling to cope with constant bullying, it can sometimes lead to: self-harm eating problems depression suicidal thoughts. If you're worried about your friend, you can always talk to us. Available at https://www.childline.org.uk/info-advice/friends-relationships-sex/friends/helping-friend/ Access on 25, 2018.
Enunciado:
If you are helping a friend who is being bullied at school, what advices would you give him or her?
What do you think the school should do to help your friend?