Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre os diferentes tipos de linhas que existem.
http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Mostrar algumas imagens de obras de arte da artista Lygia Clark , onde a artista usou
vários tipos de linha para criar suas obras.
Disponível:
https://www.google.com.br/search?q=lygia+clark+obras&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjh3I6ksM_fAhVLh5AKHVKlANcQ_AUIDigB&biw=1366&bih=626
- A partir das obras de Ligia Clark, peça aos alunos para se inspirarem e criarem uma
composição usando diversos tipos e espessuras de linhas.
- Este desenho deverá ser feito usando uma caneta preta (para retro projetor ou
canetinha) em uma tela de pintura .
- O professor deve conversar com a turma sobre o tamanho que vai ser a tela de
pintura. Com antecedência, peça aos alunos para pesquisarem o tamanho que eles
acharem mais legal.
- Se o aluno não quiser trabalhar usando o fundo branco da tela, peça que faça um
fundo com a tinta acrílica , espere secar para começar a trabalhar. Deve ser usado
uma cor contrastante com o fundo.
- Incentive os alunos a ocupar todo o espaço do quadro.
- Vai ser uma atividade bem legal!
Fontehttp://douglasdim.blogspot.com/2011/09/linha.html
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A linguagem é uma grande força de socialização, provavelmente a maior que existe. Com isso não queremos dizer apenas o fato mais ou menos óbvio de que a interação social dotada de significado é praticamente impossível sem a linguagem, mas que o mero fato de haver uma fala comum serve como um símbolo peculiarmente poderoso da solidariedade social entre aqueles que falam aquela língua.
SAPIR, E. A linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.
O texto destaca o entendimento segundo o qual a linguagem, como elemento do processo de socialização, constitui-se a partir de uma
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Em uma pequena empresa há quatro salas onde diferentes equipamentos funcionam e para que os colaboradores desenvolvam corretamente suas funções os ambientes devem ser bem iluminados. Na tabela são fornecidos os números de lâmpadas em cada sala, as potências de cada uma delas e também o tempo diário de funcionamento.
Qual o valor da energia consumida nessa empresa, durante uma semana (considerando 5 dias úteis), em kWh?
- Química | 4. Química Ambiental
(UEFS) A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a distinção entre lixo reciclável e rejeito materiais que não podem ser reaproveitados, e classifica os detritos em doméstico, industrial, eletroeletrônico, dentre outros. A Lei também proíbe a criação de lixões e determina que todas as prefeituras do país deveriam construir, até 2014, aterros sanitários ambientalmente sustentáveis em que só poderão ser depositados resíduos sem a possibilidade de reaproveitamento.
Considerando-se as informações do texto e os aspectos bioquímicos associados aos resíduos sólidos, é correto destacar:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
O acumulador ou bateria de chumbo-ácido é uma fonte de energia elétrica utilizado em veículos automotivos que pode ser recarregado pelo próprio gerador do veículo. Nas modernas baterias automotivas denominadas “seladas”, novas ligas de chumbo reduzem a perda de água e melhoram a durabilidade do acumulador, entretanto qualquer bateria produz gases ao ser utilizada, e as “seladas” possuem um respiro por onde escapam esses gases.
Considerando-se as informações do texto, da tabela e da figura, é correto afirmar: