Script lido pelo professor:
Listen and number the room.
ONE: We can eat with our family in this room.
TWO: We watch TV in this room.
THREE: We can take a shower in this room.
FOUR: We cook food in this room.
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Texto para a questão
Conversas iluminadas
Tem coisa mais xarope do que faltar luz? Outro dia estava terminando de escrever um texto e não consegui concluí-lo: o céu enegreceu, trovões começaram a espocar e foi-se a energia da casa. Eram 15 h 10 da tarde. A luz só voltou às 20 h. Fiquei com aquele pedaço de dia sem poder trabalhar. Então bati à porta do quarto da minha filha e percebi que ela também estava à toa, sem conseguir desfrutar da companhia inseparável do seu laptop. Ficamos as duas ali nos queixando do desperdício de tempo, até que nos jogamos em sua cama e começamos a conversar. Que jeito.
Conversamos sobre os sonhos que ela tem para o futuro, e eu contei os que eu tinha na idade dela, e de como a vida me surpreendeu desde lá até aqui. E ela me divertiu com umas ideias absurdas que só podiam mesmo sair de sua cabeça inventiva, e eu ri tanto que ela se contagiou e riu muito também de si mesma. Então ela me falou sobre uma peça de teatro que foi assistir quando eu estive viajando, e ela disse que eu teria adorado, e combinamos de ir juntas na próxima vez que o ator voltar a Porto Alegre.
Aí eu contei o que fiz durante essa viagem que me impediu de estar com ela no teatro, e vimos as fotos juntas. Então foi a vez de ela me apresentar o novo disco da Lady Gaga (pelo celular), e ela me convenceu de que existe muito preconceito com essa cantora que, em sua opinião, é revolucionária, e eu escutei umas sete músicas e não gostei tanto assim, mas reconheci ali um talento que eu estava mesmo desprezando. Então foi a minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta, e concluí que a careta era eu. E rimos de novo, e conversamos mais um tanto, e então fomos para a cozinha comer um resto de salada de fruta que estava a ponto de estragar naquela geladeira sem vida, já que a luz ainda não havia voltado.
Será que não havia voltado mesmo? Engraçado, fazia tempo que não passava uma tarde tão luminosa.
Quando por fim a luz voltou, voltei também eu para o computador, e voltou minha filha para seu Facebook, e só o que se escutava pela casa era o barulho das teclas escrevendo para seres invisíveis – falávamos com quem? Com o universo alheio.
E tive então um insight: tem, sim, coisa mais xarope do que faltar luz. É ficarmos reféns da tecnologia, deixando de conversar com quem está ao nosso lado. Se é preciso que a energia elétrica seja cortada para resgatar a energia humana, que seja, então. Não em hospitais, não em escolas, mas dentro de casa, uma horinha por semana: não haveria de causar um estrago tão grande. Se acontecer de novo, prometo não reclamar para a CEEE*, desde que não demore tanto para voltar a ponto de estragar os alimentos na geladeira e que seja suficiente para me alimentar da clarividência e brilho de um bom papo.
MEDEIROS, Martha. Porto Alegre: Jornal Zero Hora, 15 dez. 2013.
*Companhia Estadual de Energia Elétrica – Rio Grande do Sul
A conclusão da autora, no último parágrafo, foi uma consequência:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Texto para a questão 1 Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193 Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica
Enunciado:
Em sua fala, o eu lírico dirige-se:
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia o texto.
O princípio da liberdade dos indivíduos, aplicada à vida cotidiana e nas relações políticas, também foi defendido por vários autores no âmbito da economia. Nesse sentido os trabalhos de Adam Smith (1996, vol I e II) e David Ricardo configuram os mais importantes trabalhos de uma teoria econômica clássica baseada em princípios marcadamente liberais. Em sua principal obra, A riqueza das nações, Smith defende a ideia de que a economia de mercado funciona melhor quando não depende da interferência do governo. “A liberdade no mercado significa liberdade de escolha: que as empresas possam escolher que produtos fabricar; que os trabalhadores possam escolher para quem trabalhar; e que os consumidores possam escolher que produtos ou serviços consumir”.
HEYWOOD, 2010, p. 60. Liberalismo. Liberalismo econômico. Disponível em: <www.portalconscienciapolitica.com.br/products/liberalismo-economico/>. Acesso em: 8 mar. 2017.
A liberdade dos indivíduos citada no texto decorre de uma ideologia vigente na Europa do século XVIII. Qual é esta ideologia e qual sua penetração no campo da economia?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
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