Script lido pelo professor:
Listen and number the picture.
ONE: ears TWO: hands THREE: eyes FOUR: arms FIVE: feet
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Leia o trecho.
Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu. Um negror. Vou contar a história singela do nascimento das estrelas.
Era uma vez, no mês de janeiro, muitos índios. E ativos: caçavam, pescavam, guerreavam. Mas nas tabas não faziam coisa alguma: deitavam-se nas redes e dormiam roncando. E a comida? Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.
LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas. Doze Lendas Brasileiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 4.
No trecho “Só as mulheres cuidavam do preparo dela para terem todos o que comer.”, o ponto-final foi usado para
- História
No Brasil, autoritário, sinais evidentes de crise. O mandato presidencial do general Figueiredo caminhava para o final e se temia que mais uma vez o presidente fosse escolhido por um colégio eleitoral, que deveria, como sempre, referendar o nome indicado pelos detentores do poder. Para alterar tal perspectiva a oposição apresentou uma emenda constitucional que pretendia introduzir as eleições diretas. A emenda Dante de Oliveira, nome do deputado do PMDB, por Mato Grosso, que a apresentou foi votada sob grande expectativa popular, depois de ampla mobilização popular na campanha DIRETAS – JÁ.A decisão do Congresso Nacional, quando da votação (25/04/1984) na Câmara dos Deputados foi de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), ocorreu em Glasgow, na Escócia, em 2021, e, nela, alguns países assinaram um acordo para controlar a emissão de metano em 30% até 2030. Analise o que se diz a seguir sobre o tema.
I. O efeito estufa é um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Por ser um fenômeno de proteção, a intensificação desse processo é prejudicial para o ecossistema.
II. Sem o processo natural do efeito estufa, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de –18°C).
III. O efeito estufa é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor gerado por eles.
IV. As emissões globais de metano são grande parte das emissões de gases de efeito estufa, tendo na agricultura sua fonte predominante de emissão.
É correto o que se afirma em
- História
Leia o texto:
Autoridades afegãs anunciaram a morte do mulá Mohammed Omar, líder do Talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte de Omar teria ocorrido em um hospital de Karachi, no Paquistão, em 2013. O Departamento de Estado Americano oferecia uma recompensa de US$ 10 milhões por informações que levassem à sua captura.
(www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07)
O Talibã, grupo que era liderado pelo mulá Omar, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e responda à questão.
AS SAPATILHAS MÁGICAS
Isabel não queria nada mais do que saber dançar. Sua avó havia sido uma dançarina muito famosa, e Isabel passava horas olhando todas as fotos antigas e os troféus na casa de seus avós. Ela se imaginava no palco, sob a luz do holofote, dançando na frente de uma enorme multidão.
Mas não importava o quanto tentasse, Isabel não conseguia fazer com que seus pés a obedecessem. Ela observava triste as outras meninas de sua classe rodopiando pelo chão. “Por que eu sou tão desajeitada?” – ela se lamentava.
Um dia, Isabel estava visitando a casa de seus avós, quando sua avó lhe perguntou:
- Como estão indo as aulas de dança, Isabel?
- Ah, vovó, eu simplesmente não consigo! Eu sempre pratico, mas nunca consigo fazer certo.
- É claro que consegue! – disse sua avó sorrindo. – Você só precisa acreditar que consegue. Espere aqui um momento. Tenho uma coisa que lhe dar.
A vovó voltou com uma caixa de papelão e a entregou a Isabel. Dentro da caixa, embrulhada em um papel marrom amassado, havia a caixinha de música mais bonita e delicada que Isabel já tinha visto. Ele a abriu e viu uma pequena fada bailarina girando ao som de uma melodia simples, porém encantadora.
- É linda, vovó! Obrigada! – disse Isabel.
- Ela era minha quando eu era uma garotinha – disse a vovó. – Você deve me prometer que vai cuidar muito bem dela. Esta caixinha de música é muito mais especial do que você imagina.
Isabel não entendeu o que isso queria dizer, mas deu um grande abraço em sua avó e saiu correndo para mostrar a seus pais o lindo presente.
Chegando a sua casa, foi direto para o seu quarto e deu corda na caixinha de música. Ela ficava olhando a fada bailarina girar e girar.
- Como eu gostaria de dançar como você! – Isabel disse. Enquanto ainda falava, houve um clarão. Diante dos olhos surpresos de Isabel, a fada bailarina da caixinha bocejou, esticou os braços e começou a voar, e então pousou sobre a cama.
- Obrigada, Isabel – disse a fada. – É tão bom estar enfim fora dessa caixinha! Agora eu quero fazer uma coisa para você. Amanhã, ao acordar, você vai encontrar um par de sapatilhas nos pés da sua cama. Calce-as e você se tornará a melhor bailarina do mundo!
Sem falar mais nenhuma palavra, a fada voou pela janela aberta. (...)
Durante toda a noite, a pequena bailarina dançou nos sonhos de Isabel. Quando acordou, ela não resistiu olhar nos pés de sua cama. Para sua surpresa, Isabel encontrou um lindo par de sapatilhas, assim como a fada bailarina tinha prometido!
As sapatilhas não pareciam ser mágicas, mas Isabel mal podia esperar para ver se elas funcionavam mesmo. Ela as calçou e ficou em pé, no meio do seu quarto, pronta para tentar dar uma pirueta. Antes mesmo de pensar no que estava fazendo, Isabel se viu girando na ponta dos pés igual a uma bailarina de verdade. Ela estava conseguindo dançar! Ainda não acreditando, tentou fazer outros passos e conseguiu fazer todos eles perfeitamente. (...)
Carmem, a professora de dança de Isabel, ficou muito impressionada com o seu desenvolvimento.
Algum tempo depois, naquele mesmo ano, Carmem convidou Isabel para o papel principal na apresentação do fim de ano. Isabel ficou cheia de alegria e aceitou na hora. (...)
Nem todas as colegas ficaram felizes ao saber que Isabel teria o papel principal. Isabel tentava não se importar com o que as outras colegas diziam. Ela queria somente dançar! Então, ela se esforçou ao máximo para aprender todos os passos novos para a apresentação. É claro que as sapatilhas mágicas facilitaram muito, mas Isabel ainda se dedicou mais do que nunca. Ela queria que todos os passos fossem perfeitos.
Finalmente, chegou o dia da apresentação. Isabel ficou ansiosa e radiante ao mesmo tempo. (...) Isabel esperava atrás das cortinas ouvindo o auditório se encher. Ela não estava acreditando que iria dançar na frente de todas aquelas pessoas.
Era hora de terminar de se arrumar para a apresentação. Isabel correu para o vestiário para pegar suas sapatilhas. Mas, quando chegou lá, viu que elas tinham sumido! O que ela faria agora? Isabel sentiu lágrimas encherem seus olhos. Ela não teria como fazer a apresentação agora de jeito nenhum! Como ela se explicaria?
Enquanto estava sentada, pensando no que ia fazer, Isabel sentiu uma leve batidinha em seu ombro e ouviu um sussurro em seu ouvido.
- Hoje é a grande apresentação, Isabel! Por que você está sentada aqui chorando?
Ela esfregou seus olhos e, olhando para cima, viu a fada bailarina girando alegremente.
- Estive observando você, Isabel, e você é mesmo uma excelente dançarina.
- Mas minhas sapatilhas mágicas sumiram! Não consigo dançar sem elas! – disse Isabel chorando.
- As sapatilhas não eram mágicas de verdade, Isabel! - A fada olhou para ela e sorriu.
(...)
Fonte: Histórias para garotas. São Paulo, Ciranda Cultural, 2010. P.54-61. Adaptação.
Em que aspectos Isabel queria se parecer com sua avó?