Analiza la viñeta a seguir. Disponible en:<http://cantares-ana.blogspot.com.br/2010/06/el-humor-de-maitena.html> Acceso el: 04 dic. 2015.
La alternativa que explica correctamente el empleo del tiempo verbal de pretérito expresado por el verbo destacado en la viñeta es
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FGV-RJ) A história da construção do Estado brasileiro na primeira metade do século XIX foi a história da tensão entre unidade e autonomia. Por outro lado, no interior do Estado, de elites com fortes vínculos com os interesses de sua região de origem e ao mesmo tempo comprometidas com uma determinada política nacional, pautada pela negociação destes interesses e pela manutenção da exclusão social, marcou não apenas o século XIX, como também o século XX. Através do parlamento essas elites regionais têm imposto uma determinada dinâmica para o jogo político que se materializa na imensa dificuldade de empreender reformas sociais profundas.
Dolhnikoff, Miriam. O pacto imperial. As origens do federalismo no Brasil. São Paulo: Globo, 2005, p. 11-12.
De acordo com o ponto de vista apresentado no texto,
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Resultados iniciais mostram que um novo fármaco tem ação para estancar a dor semelhante à morfina. No momento, a molécula responde pela sigla PZM21, relatada em pesquisa com testes, do grupo Brian Shoichet, da Universidade da Califórnia, com resultados divulgados na revista Nature. A nova esperança quanto à dor é um analgésico tão potente quanto a morfina, mas com a vantagem de não agir no sistema dopaminérgico.
Bioquímica: nova morfina. Ciência Hoje. ed. 340, v. 57, set. 2016.
A vantagem fisiológica do novo fármaco em relação à morfina na prática de analgesia é o(a)
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
“Existem muitas controvérsias na comunidade científica a respeito do vírus ser ou não um ser vivo. Muitos autores consideram que a vida se originou do RNA, pois, a partir destas moléculas são formadas novas quantidades dela mesma. Em 1960, o físico alemão Manfred Eigen, ganhador de um prêmio Nobel, descobriu que era possível a replicação de RNA in vitro. O RNA, portanto, tornou-se um grande candidato à condição de supermolécula da vida primitiva, capaz de se replicar e sofrer mutações, albergando genes codificadores de enzimas e outras proteínas. Essa molécula, denominada RNA de Eigen, é muito semelhante ao vírus, pois se encontra na fronteira entre o químico e o biológico. Uma das hipóteses da origem do vírus, denominada teoria dos Elementos subcelulares, é de que o vírus seria proveniente de uma molécula de RNA. Uma outra hipótese defende que o vírus teria se originado de seres unicelulares de vida(...).”
(Paulo Roberto Soares Stephens; Maria Beatriz Siqueira Campos de Oliveira; Flávia Coelho Ribeiro; Leila Abboud Dias Carneiro. Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde. Virologia, capítulo 2.)
Sobre os vírus, é INCORRETO afirmar que:
- Geografia | 5.2 Migração
A categoria de refugiado carrega em si as noções de transitoriedade, provisoriedade e temporalidade. Os refugiados situam-se entre o país de origem e o país de destino. Ao transitarem entre os dois universos, ocupam posição marginal, tanto em termos identitários - assentada na falta de pertencimento pleno enquanto membros da comunidade receptora e nos vínculos introjetados por códigos partilhados com a comunidade de origem - quanto em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar, ao menos em caráter temporário, o status de cidadãos no país de origem e portar o status de refugiados no país receptor.
MOREIRA, J. B. Refugiados no Brasil, reflexões acerca do processo de integração local.
REMHU, n. 43, jul.-dez. 2014 (adaptado)
A condição de transitoriedade dos refugiados no Brasil, conforme abordada no texto, é provocada pela associação entre
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(IFSP) Pode-se ter ideia do consumo de um aparelho, isto é, da quantidade de energia elétrica que ele transforma em outras formas de energia caso se conheça sua potência elétrica e o tempo que ele fica ligado. Os fabricantes dos aparelhos geralmente informam a potência na própria carcaça do aparelho. A potência elétrica de um aparelho indica a quantidade de energia elétrica em um certo intervalo de tempo. Pode-se dizer que a potência é a rapidez com que se realiza um trabalho. Por exemplo: uma lâmpada de 150 W transforma 150 J de energia elétrica em luz e energia térmica em cada segundo de funcionamento; uma de 25 W transforma, neste mesmo tempo, seis vezes menos energia.
Com relação às situações encontradas em ligações residenciais, assinale a alternativa correta.