Este chico se llama José y le pasó una cosa muy buena. ¿Cuál es el estado de ánimo de José?
José está muy _________________ .
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Você aprendeu que em várias partes do mundo existem leis que reconhecem que toda criança tem direitos e precisa receber atenção especial para crescer saudável e feliz. Cite duas ações que o governo deve garantir as crianças.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia a adaptação da fábula O Cão e a Sombra, de Esopo.
Um Cão levava na boca um pedaço de carne quando, ao passar por um riacho, viu, no fundo da água, a sombra da carne, que parecia maior. Soltou a que levava nos dentes para tentar pegar a que via na água. O riacho levou para sua correnteza a verdadeira carne e a sombra, ficando o Cão sem uma nem outra.
SHAFAN, Joseph.O Cão e a Sombra. In: Fábulas de Esopo. Disponível em:
www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf.
Acesso em: 6 nov. 2018.
As fábulas geralmente apresentam a moral da história narrada. A moral adequada à fábula O Cão e a Sombra está na alternativa
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
56. Texto base: Diante do amplo e rápido impacto das ideias disseminadas pelo movimento da reforma protestante, houve uma reação por parte da Igreja Católica no sentido de conter os avanços dos reformadores. Leia a imagem a seguir: BERRUGUETE, Pedro. São Domingo e os albigenses. c. 1400. Têmpera e óleo sobre madeira. 122 x 83 cm Museu do Prado, Madri.
Enunciado:
- A) Qual das medidas tomadas pela Igreja Católica contra a Reforma Protestante está sendo retratada na imagem?
- B) Como ficou conhecido o movimento de reação à Reforma Protestante?
- C) Cite três (3) outras ações adotadas pela Igreja Católica para conter o avanço dos protestantes na Europa e em outros lugares do mundo.
- Geografia | 5.1 População
(PUC-PR) Leia o trecho da reportagem “Superpopulação: chegará o dia em que haverá gente demais para planeta de menos?”:
“A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo – que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.”
BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em:br/blog/cidades-sem-fronteiras/debate/superpopulacao/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.