Texto base: Leia a tirinha a seguir. Disponível em: <http:// www.revista.vestibular.uerj.br>. Acesso em: 09 fev. 2013.
Enunciado:
Responda:
A) Quais são as grandezas que a personagem diz serem inversamente proporcionais?
B) Se elas fossem inversamente proporcionais de verdade o que aconteceria se o menino crescesse?
C) E o que aconteceria se as notas do menino aumentassem?
D) As duas grandezas são realmente proporcionais?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Tinta para tecido – cores variadas
- Placa de acrílico ou vidro na medida 15x20 cm
- Pincel chato
- 01 camiseta branca (para cada aluno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre uma técnica que é bem divertida de se trabalhar. A monotipia.
- O que é monotipia? Mono = uma e Tipia = impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia.
- Esta técnica pode ser aplicada em papel ou tecido dando bastante abertura para a expressão da sua criatividade.
- O objetivo desta atividade é fazer um trabalho de monotipia onde a impressão vai ser feita em uma camiseta.
- O professor vai entregar para cada aluno uma base de acrílico ou vidro (superfície lisa) onde vai ser aplicada a tinta. Pedir aos alunos para escolherem as cores de tinta que querem usar no seu trabalho.
- Sobre a base acrílica ou de vidro, aplicar a tinta da cor escolhida usando pincel chato e largo. Se quiser um resultado bem fechado, use muita tinta. Se preferir algo mais rústico, use uma espessura menor na pincelada. O uso de pouca tinta deixa o tecido mais aparente.
-
- Professor, peça aos alunos para ir criando desenhos sobre a placa com tinta, com o lápis. Se quiser, o aluno poderá fazer desenhos retirando a tinta de alguns locais da placa. Neste caso, utilizar uma espátula.
- O professor deverá sempre lembrar os alunos que a gravura será um espelho do que está pintando. O que fica por cima é o que será estampado na camiseta
-
- Esta etapa deve ser feita rapidamente para a tinta não secar. Se secar a gravura não será corretamente transferida.
- Pedir aos alunos para colocar um pedaço de papelão dentro da camiseta, antes de começar a impressão. Explicar para os alunos que esse papelão vai impedir a passagem da tinta para a arte de trás da camiseta.
- Pedir aos alunos para posicionar sobre a gravura a camiseta e pressionar com as mãos. Se o professor preferir pode sugerir aos alunos a utilização de um rolinho de espuma ou um pedaço de pano, pressionado de forma que toda a superfície entre em contato com a tinta.
- O professor deverá auxiliar os alunos neste momento.
-
- Retire a camiseta sobre a gravura com muito cuidado.
-
- Ao retirar a camiseta temos a gravura transferida da placa acrílica ou vidro para ele, em uma única impressão.
- Deixe secar.
- Depois de todas as camisetas secas, peça aos alunos para vestirem e faça um desfile na sala de aula, mostrando os desenhos que foram feitas em cada camiseta. Vai ser muito legal!
- Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-gravuras-com-a-tecnica-da-monotipia/
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATERIAL
- Tinta para tecido – cores variadas
- Placa de acrílico ou vidro na medida 15x20 cm
- Pincel chato
- 01 camiseta branca (para cada aluno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre uma técnica que é bem divertida de se trabalhar. A monotipia.
- O que é monotipia? Mono = uma e Tipia = impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia.
- Esta técnica pode ser aplicada em papel ou tecido dando bastante abertura para a expressão da sua criatividade.
- O objetivo desta atividade é fazer um trabalho de monotipia onde a impressão vai ser feita em uma camiseta.
- O professor vai entregar para cada aluno uma base de acrílico ou vidro (superfície lisa) onde vai ser aplicada a tinta. Pedir aos alunos para escolherem as cores de tinta que querem usar no seu trabalho.
- Sobre a base acrílica ou de vidro, aplicar a tinta da cor escolhida usando pincel chato e largo. Se quiser um resultado bem fechado, use muita tinta. Se preferir algo mais rústico, use uma espessura menor na pincelada. O uso de pouca tinta deixa o tecido mais aparente.
-
- Professor, peça aos alunos para ir criando desenhos sobre a placa com tinta, com o lápis. Se quiser, o aluno poderá fazer desenhos retirando a tinta de alguns locais da placa. Neste caso, utilizar uma espátula.
- O professor deverá sempre lembrar os alunos que a gravura será um espelho do que está pintando. O que fica por cima é o que será estampado na camiseta
-
- Esta etapa deve ser feita rapidamente para a tinta não secar. Se secar a gravura não será corretamente transferida.
- Pedir aos alunos para colocar um pedaço de papelão dentro da camiseta, antes de começar a impressão. Explicar para os alunos que esse papelão vai impedir a passagem da tinta para a arte de trás da camiseta.
- Pedir aos alunos para posicionar sobre a gravura a camiseta e pressionar com as mãos. Se o professor preferir pode sugerir aos alunos a utilização de um rolinho de espuma ou um pedaço de pano, pressionado de forma que toda a superfície entre em contato com a tinta.
- O professor deverá auxiliar os alunos neste momento.
-
- Retire a camiseta sobre a gravura com muito cuidado.
-
- Ao retirar a camiseta temos a gravura transferida da placa acrílica ou vidro para ele, em uma única impressão.
- Deixe secar.
Depois de todas as camisetas secas, peça aos alunos para vestirem e faça um desfile na sala de aula, mostrando os desenhos que foram feitas em cada camiseta. Vai ser muito legal!
Fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-fazer-gravuras-com-a-tecnica-da-monotipia/
- Física | 2.1 Cinemática
Na sequência de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, ...), cada um de seus termos, a partir do terceiro, é igual à soma dos dois termos imediatamente anteriores. Essa sequência pode ser utilizada como uma forma de aproximação na conversão de quilômetro para milha (unidade de comprimento utilizada em alguns países de língua inglesa). Veja a relação.
8 km ↔ 5 mi
13 km ↔ 8 mi
21 km ↔ 13 mi
34 km ↔ 21 mi
55 km ↔ 34 mi
Então, se o velocímetro de um carro importado estiver assinalando 55 mi/h, essa velocidade, em quilômetro por hora, será mais próxima de
- Inglês - Fundamental | 15. Adjectives (Adjetivos)
Read the text and answer question.
Weird Laws From Around the U.S.
- 1. In Oklahoma, you can be arrested for making ugly faces at a dog.
- 2. In Salt Lake County, Utah, it’s illegal to walk down the street carrying a violin in a paper bag.
- 3. In Devon, Texas, it is against the law to make furniture while you are nude.
- 4. In Bozeman, Montana, a law prohibits all sexual activity from the front yard of a home after sundown.
- 5. In California it is illegal for a vehicle without a driver to exceed 60 miles per hour.
- 6. In South Carolina it is legal to beat your wife on the court house steps on Sundays.
- 7. In Tennessee, you are breaking the law if you drive while sleeping.
- 8. In New York, the penalty for jumping off a building is: death.
Available at: http://itthing.com/100-weird-laws-from-around-the-world. Access on: Nov. 3rd 2012.
Enunciado:
This article talks about some very strange and funny laws from different cities in the United States.
Find words from the article.
1. The opposite of beautiful: __________________________________
2. The opposite of with: __________________________
3. The feminine of husband: __________________________
4. A name of an animal: __________________________
5. A musical instrument: __________________________
- Matemática - Fundamental | 03. As 4 Operações com Números Naturais
Leia os preços dos produtos e responda
DEIXE SUA CAMA QUENTINHA NO INVERNO E ESPANTE O FRIO DO SEU SOFÁ
Alexandra comprou 1 cobertor com mangas estampado e 1 tapete térmico. Pagou com 6 notas de 50 reais. Quanto recebeu de troco?
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UEG) Genoma contra a esquistossomose Mapas do DNA ativo do parasita abrem caminhos para a criação de vacinas para resistência do verme a medicamentos.
Com os dados sobre o DNA dos vermes que afetam respectivamente a América Latina e a Ásia, além de algumas regiões da África, no caso do Schistossoma mansoni, deve ser possível obter informações cruciais sobre como as esquistossomoses interagem com os organismos de seus hospedeiros em nível molecular. Os mecanismos usados pelo verme para escapar da vigilância do sistema-imune e para se aproveitar do metabolismo humano poderão ser dirigidos contra ele, permitindo o desenvolvimento de novos medicamento e vacinas.
Scientific VERJOVSKI-ALMEIDA, S.; DEMARCO, R. Genoma contra a esquistossomose.
Sobre essa temática, é CORRETO afirmar: