Leia as informações a seguir.
Um terreno tem a forma de um triângulo escaleno. Nele se deseja construir uma praça de forma circular de modo a haver máximo aproveitamento do terreno, ou seja, a praça deve tangenciar todos os lados do triângulo, de acordo com o esquema apresentado a seguir.
A partir das informações, marque a afirmativa que completa a frase:
“ O centro dessa praça deve ser o ponto de encontro das:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma das formas de se avaliar a potência de um motor é por meio de testes de “arranque”, em que o automóvel parte do repouso em uma pista reta e horizontal e acelera até chegar à velocidade de 100 km/h, em determinado intervalo de tempo. Em um desses testes, um automóvel de 900 kg desenvolveu uma aceleração de 7 m/s².
Desconsiderando-se a resistência do ar e assumindo-se que se trata de um movimento uniformemente variado, a potência média de movimento desenvolvida por esse automóvel no teste vale, aproximadamente,
- Física | B. Resistores
Muitos smartphones e tablets não precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a própria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que não se encostam até que alguém as pressione, modificando a resistência total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem é uma simplificação do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque.
Qual é a resistência equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A?
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el fragmento de la entrevista Humberto López, especialista en lengua española.
“El español se está apoderando hoy del inglés a grandes pasos”
Humberto López, secretario general de la Asociación de Academias de la Lengua, analiza la salud del idioma en América
- P. ¿Cómo es la relación del español con el inglés, de convivencia o de competencia?
- R. De competencia no, de ninguna manera. El inglés no se usa mucho en América Latina. Es una lengua de clases altas, de la gente que puede, que va a Estados Unidos… hay muchos países en que la gente de la calle no habla nada inglés, o solo unas palabritas. No hay que tener la menor angustia por pensar que el inglés se pueda apoderar del español. Todo lo contrario. El español se está apoderando hoy del inglés a grandes pasos. En 2050 el español puede ser la primera lengua en Estados Unidos. Vamos camino de eso. No es que vaya a matar al inglés, pero sí va a tener mucha más influencia.
Disponible en: <http://cultura.elpais.com/cultura/2015/02/03/actualidad/1422992005_355629.html> Acceso el:05 dic. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
“En 2050 el español puede ser la primera lengua en Estados Unidos”. Marca la alternativa que presenta la estructura correcta para la frase en futuro irregular con la intención de hacer una suposición. “En 2050 el español_________________________.”
- História | 6.15 Descolonização
(UPF) Analise a charge abaixo que apresenta alguns elementos dos processos de descolonização ou libertação da África negra durante o século XX. Aponte a assertiva correta com base na imagem e na história do processo de independência das colônias africanas.
- Biologia
(UPE) Leia o texto a seguir:
A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricóides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispar (21,5%) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças.
Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/ iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado.
Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu ciclo de vida.
1. Ingerir água ou alimento contaminado.
2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado.
3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho.
4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia.
5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe.
6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos.
7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos.
8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano.
É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, à: