- Proponha aos alunos as seguintes perguntas: "E se você pudesse inventar sua vida? Onde viveria? Qual seria sua história?"
- Peça que façam um álbum digital ou analógico, conforme suas próprias escolhas, de uma vida completamente inventada. Outros lugares, amigos, idade, roupas... Pode mesmo ser a projeção do que querem em seu futuro. Para isso, devem recortar imagens deles mesmos e reinventar os contextos em uma série de aproximadamente 10 novas imagens que criarão uma nova narrativa.
- Faça uma exposição dos trabalhos e sugira que cada um comente a vida que inventou para si mesmo.
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
(UPE) Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto, baseada em hardware e software, fáceis de usar. Você pode informar o que deseja fazer, enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. (...) Ao longo dos anos, tem sido o cérebro de milhares de projetos desde objetos comuns até instrumentos científicos complexos, que envolvem automação, medição e controle.
Fonte: https//www.arduino.cc/en/Guide/Introduction, acessado e adaptado em: 16 de julho de 2017.
A figura a seguir representa a montagem de um circuito Arduino, que faz uma pequena lâmpada acender. O circuito consiste em uma fonte de tensão contínua, configurada para fornecer 3,0 V entre as portas 13 e GND do Arduino, uma lâmpada em série com uma configuração de resistores desconhecida. Sabendo que a lâmpada precisa de uma tensão de 2,0 V e de uma corrente de 0,02 A entre seus terminais, qual deverá ser a configuração de resistências utilizada para acender a lâmpada?
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UDESC) Na composição química das células, um constituinte de extrema importância são os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos.
Analise as proposições com relação a estas moléculas.
I. Algumas são a fonte primária de energia para as células, e outras atuam como reserva desta energia.
II. Alguns glicídios são importantes para a formação dos ácidos nucleicos.
III. Como exemplo destas moléculas pode-se citar a glicose, o amido, o glicogênio e a celulose.
IV. Além de função energética, elas podem ter papel estrutural em algumas células.
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(EPCAR) No concurso CPCAR foi concedido um tempo T para a realização de todas as provas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa; inclusive marcação do cartão-resposta. Um candidato gastou deste tempo T com as questões de Língua Portuguesa e 25% do tempo restante com a parte de Língua Inglesa. A partir daí resolveu as questões de Matemática empregando 80% do tempo que ainda lhe restava. Imediatamente a seguir, ele gastou 5 minutos preenchendo o cartão-resposta e entregou a prova faltando 22 minutos para o término do tempo T estabelecido. É correto afirmar que o tempo T em minutos, é tal que:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um lapidador recebeu de um joalheiro a encomenda para trabalhar em uma pedra preciosa cujo formato é o de uma pirâmide, conforme ilustra a Figura 1. Para tanto, o lapidador fará quatro cortes de formatos iguais nos cantos da base. Os cantos retirados correspondem a pequenas pirâmides, nos vértices P,Q,R e S ao longo dos segmentos tracejados, ilustrados na Figura 2.
Depois de efetuados os cortes, o lapidador obteve, a partir da pedra maior, uma joia poliédrica cujos números de faces, arestas e vértices são, respectivamente, iguais a:
- Física | F. Circuitos Elétricos
No circuito elétrico a seguir, considere o gerador com E= 10 V e r = 1 ohm
Analise as afirmativas a seguir.
(1) A corrente elétrica no circuito vale 2 A.
(3) A potência dissipada pelo resistor de 10 ohm é de 10 W.
(5) O rendimento do gerador é de 80 %.
(7)A diferença de potencial entre os pontos A e B vale 8V.
A soma dos números entre parênteses que corresponde às proposições CORRETAS é igual a