Enunciado:
Leia as informações a seguir.
O Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga.Seu nome homenageia o deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos deuses.
Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida.Sua densidade é de aproximadamente 13,6 g/cm³.
Fonte do Texto e Imagem: Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(elemento_qu%C3%ADmico)
Acesso: 04/06/2011
A densidade de uma substância ou corpo é indicada por um número obtido pela fórmula:
D = m : V na qual: D = densidade da substância em g/cm 3
m = massa da substância em g
V = volume da substância em cm 3
O volume aproximado, em cm 3 , ocupado por 2,7 Kg de mercúrio (Hg) é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Mata Atlântica tem mais aves em risco do que se pensava, diz estudo
1 Em um estudo publicado esta semana no periódico “Plos One”, um time de pesquisadores liderados por Gareth Russel, do Instituto de Tecnologia de New Jersey, nos EUA, aplicou um novo método para relacionar a fragmentação do habitat à sustentabilidade das populações.
2 “Nosso objetivo foi analisar o risco de extinção na Mata Atlântica brasileira, local rico em variedade de pássaros”, diz Russel. “Já sabíamos que a maioria das espécies têm acesso a muito menos do que o habitat tipicamente assumido para elas. Mas o que permanece do habitat também é altamente fragmentado. Olhando a área por si só não é suficiente.”
3 Mapas mais precisos dos habitats mostram a extinção [causada pela] fragmentação, mas pesquisadores ainda precisam relacionar a distribuição dos habitats de cada espécie ao seu risco de extinção de uma maneira objetiva e consistente.
4 O estudo aplicou o método para 127 aves passeriformes que habitam a Mata Atlântica, uma área que perdeu mais de 90% da sua floresta original.
5 A primeira conclusão dos cientistas é que as espécies caíram em dois grupos distintos: aqueles em que o impacto de fragmentação foi grave, e aqueles em que foi relativamente leve. Houve algumas espécies no meio. Isto imediatamente sugere uma forma simples em que padrões de fragmentação podem contribuir para a avaliação da ameaça.
6 Os autores também descobriram que de 58 espécies que possuem habitats severamente fragmentados, 28 não são atualmente consideradas ameaçadas, de acordo com a mais recente lista vermelha publicada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
7 Com esses resultados, os autores recomendam que a classificação de risco dessas espécies seja reexaminada.
8 “As espécies mais ameaçadas são muitas vezes as mais raras e, portanto, também as mais difíceis de encontrar e estudar. Nossa abordagem requer apenas conhecimentos básicos sobre uma espécie, mas otimiza essa informação ao associá-la à recente avalanche de dados sobre o meio ambiente”, diz Russel.
9 Os pesquisadores acreditam que o trabalho pode ser aplicado a outros biomas e a outras espécies, ajudando a identificar espécies em risco de diferentes grupos e em diferentes regiões do planeta.
Extraído do site: <www1.folha.uol.com.br/ambiente/2013/05/1287618-mata-atlantica-tem-mais-aves-em-risco-do-que-sepensava-diz-estudo.shtml>. Acesso em: 3 maio. 2013. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta as perguntas na mesma ordem em que as respostas são dadas no lide da matéria.
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Quanto tempo a mais a exposição fica aberta aos domingos em relação às terças-feiras? Explique como você chegou a esse resultado.
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Os ponteiros do relógio de Pedro encontram-se na seguinte posição:
Quanto tempo terá passado quando o ponteiro menor alcançar a posição oposta, em relação ao centro do relógio?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia atentamente o texto a seguir.
Quase 40% das moças já cederam a pedido do parceiro para não usar camisinha
No relacionamento, um pedido do parceiro pode pôr em risco a saúde do casal. Na mesma semana em que o Ministério da Saúde divulgou o aumento do número de casos de Aids entre jovens, outra pesquisa revelou que 37% das mulheres entre 16 e 24 anos já abriram mão da camisinha na relação sexual. O motivo: a insistência dos rapazes para não usar. Especialistas condenam a ‘concessão’, que é motivada por uma mistura de paixão e imaturidade. A pesquisa ‘Violência contra a mulher: o jovem está ligado?’ foi feita pelo Instituto Avon e pelo Data Popular, com cerca de dois mil jovens da faixa etária. “Na adolescência, a pessoa ainda não tem estrutura completa, ainda está descobrindo o sexo e não tem muita consciência dos riscos”, afirma Amaury Mendes Júnior, professor e médico do Ambulatório de Sexologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A menina muitas vezes cede para não atrapalhar o momento.” Além da Aids, Amaury lembra que outras doenças podem ser provocadas pela dispensa da camisinha, como o câncer de colo de útero — em decorrência do papilomavírus humano (HPV). Disponível em: <http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-12-07/quase-
40-das-mocas-ja-cederam-a-pedido-do-parceiro-para-nao-usar-camisinha.html>.
Acesso em: 27 jan. 2017. Adaptado.
Considerando o texto, qual das afirmativas abaixo apresenta uma afirmação correta sobre o assunto?
- Arte - Fundamental | 03.1. Brincadeiras populares
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens ( Youtube)
- Fitas de cetim
- Poste
- Tesoura
- Cd (música escolhida pelo professor)
- Aparelho de som
- Filmadora
PROCEDIMENTOS
- No início da aula o professor poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre a
origem e a história da dança do pau-de-fita, bem como sobre seu enraizamento cultural em
diversas regiões do Brasil.
Sugestões de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita
http://www.floripacultura.com/2009/09/o-trancar-do-pau-de-fita-conta- historia.html
- O professor poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa
dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.
- Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU
- Para dar início às atividades o professor poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio
das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do
professor irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o professor fará
a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.:
poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um
círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.
- Dando sequência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do poste
iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.
1º passo(troca de duplas): em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança
na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá
rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por
debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de
origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levantarem suas fitas para que as
meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar
abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
- Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar
a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que
foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá
finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças. Os
movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo
da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com
embalos musicais da dança do pau-de-fita.
Sugestão de musica:
- “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=4yu1yEEOYIE
- Para finalizar, o professor poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas
da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser
filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior sobre a
performance do grupo diante do coletivo da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.htm