Considere o triângulo ABC, em que BC = 10 cm e m( ) = 30º. A altura
desse triângulo determina, sobre o lado
, o segmento
, que mede 12 cm.
A medida do lado desse triângulo, em centímetros, é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(FATEC) Queria evitar, mas me vejo obrigado a falar na literatura da Bruzundanga. É um capítulo dos mais delicados, para tratar do qual não me sinto completamente habilitado. Dissertar sobre uma literatura estrangeira supõe, entre muitas, o conhecimento de duas cousas primordiais: ideias gerais sobre literatura e compreensão fácil do idioma desse povo estrangeiro. Eu cheguei a entender perfeitamente a língua da Bruzundanga, isto é, a língua falada pela gente instruída e a escrita por muitos escritores que julguei excelentes; mas aquela em que escreviam os literatos importantes, solenes, respeitados, nunca consegui entender, porque redigem eles as suas obras, ou antes, os seus livros, em outra muito diferente da usual, outra essa que consideram como sendo a verdadeira, a lídima, justificando isso por ter feição antiga de dous séculos ou três.
Quanto mais incompreensível é ela, mais admirado é o escritor que a escreve, por todos que não lhe entenderam o escrito. Lembrei-me, porém, de que as minhas notícias daquela distante república não seriam completas, se não desse algumas informações sobre as suas letras e resolvi vencer a hesitação imediatamente, como agora venço. A Bruzundanga não podia deixar de tê-las, pois todo o povo, tribo, clã, todo o agregado humano, enfim, tem a sua literatura, e o estudo dessas literaturas muito tem contribuído para nós nos conhecermos a nós mesmos, melhor nos compreendermos e mais perfeitamente nos ligarmos em sociedade, em humanidade, afinal.
Continuemos, porém, na Bruzundanga. Nela, há a literatura oral e popular de cânticos, hinos, modinhas, fábulas, etc.; mas todo esse folk-lore não tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco lhes posso comunicar. Porém, um canto popular que me foi narrado com todo o sabor da ingenuidade e dos modismos peculiares ao povo, posso reproduzir aqui, embora a reprodução não guarde mais aquele encanto de frase simples e imagens familiares das anônimas narrações das coletividades humanas.
(Lima Barreto. Os Bruzundangas.)
Assinale a alternativa em que a nova colocação do pronome destacado na frase é aceita pela norma culta:
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Juca leu um livro de 270 páginas em 5 dias. Se tivesse lido 36 páginas a mais em cada dia, em quantos dias teria terminado o livro?
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UECE) Atente para as afirmações abaixo acerca da utilização da mão de obra indígena nos engenhos de açúcar no período colonial brasileiro.
I. Os indígenas aceitaram mais facilmente o trabalho escravo e se acostumaram à vida com seus senhores, ao contrário dos africanos que sempre resistiram.
II. Os jesuítas empreenderam uma intensa campanha contra a escravização dos indígenas, razão pela qual vieram para o Brasil no início da colonização.
III. As dificuldades de escravização dos indígenas e os lucros do tráfico negreiro levaram os portugueses a optar pela mão de obra africana.
Está correto o que se afirma somente em
- Física
A figura a seguir mostra dois espelhos planos, E1 e E2 que formam um ângulo de 140º entre eles.Um raio luminoso R1 incide e é refletido no espelho E1 de acordo com a figura a seguir.
Nessa situação, para que o raio refletido R2 seja paralelo ao espelho E2 o ângulo de incidência de R1 no espelho E1 deve ser de:
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
(UECE) La frase: “Anoche __________ con Isabel” se completa correctamente con la siguiente forma verbal: