Duas cargas puntiformes desconhecidas
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analyze the comic strip by Bob Thaves.
Bob Thaves
Disponível em: <http://www.gocomics.com/>. Acesso em: 19 mar. 2014.
After analyzing the comic strip, why do you think this comic strip was named “Insect Grammar”?
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UFTM) Giuseppe Arcimboldo, artista italiano do século XVI, pintava quadros nos quais a junção de vários objetos resultava na figura humana.
O detalhe em questão de um de seus quadros apresenta, por exemplo, alguns órgãos vegetais que formam o rosto de uma pessoa, o Imperador Rodolfo II. Com relação a estes órgãos vegetais representados, pode-se afirmar que
- Literatura
(PUC-SP) Dos episódios "Inês de Castro" e "O Velho do Restelo", da obra OS LUSÍADAS, de Luiz de Camões, NÃO é possível afirmar que
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Ao longo dos últimos 500 anos, o Brasil viu suas fronteiras do litoral expandirem-se para o interior. É apenas lógico que a Amazônia tenha sido a última fronteira a ser conquistada e submetida aos ditames da agricultura, pecuária, lavoura e silvicultura. A incorporação recente das áreas amazônicas à exploração capitalista tem resultado em implicações problemáticas, dentre elas a destruição do rico patrimônio natural da região.
NITSCH, M. O futuro da Amazônia: questões críticas, cenários críticos. Estudos Avançados, n. 46, dez. 2002.
Na situação descrita, a destruição do patrimônio natural dessa área destacada é explicada pelo(a) - Arte - Fundamental | 02.1. Teatro de sombras
Materiais:
- Um retroprojetor
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:
A lenda de sua origem
Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.
Dividir a turma em grupos.
Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.
Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.
Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.
Observações:
- Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
- Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
- Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.