Lâmina muito fina
Uma lâmina muito fina e minúscula de cobre, contendo uma carga elétrica flutua em equilíbrio numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme de cuja direção é vertical e cujo sentido se dá de cima para baixo. Considerando que a carga do elétron seja de e a aceleração gravitacional seja de e sabendo que a massa da lâmina é de é possível afirmar que o número de elétrons em excesso na lâmina é:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
Os contornos das placas de trânsito que aparecem nas imagens lembram figuras geométricas. Escreva nas linhas qual figura geométrica cada placa lembra.
Disponível em: < http://www.tecdiario.com.br/placas-de-transito/>. Acesso em: 28 dez. 2015.
- Matemática | 09. Probabilidade
Para verificar e analisar o grau de eficiência de teste que poderia ajudar no retrocesso de uma doença numa comunidade, uma equipe de biólogos aplicou-o em um grupo de 500 ratos, para detectar a presença dessa doença. Porém, o teste não é totalmente eficaz, podendo existir ratos saudáveis com resultado positivo e ratos doentes com resultado negativo. Sabe-se, ainda, que 100 ratos possuem a doença, 20 ratos são saudáveis com resultado positivo e 40 ratos são doentes com resultado negativo.
Um rato foi escolhido ao acaso, e verificou-se que o seu resultado deu negativo. A probabilidade de esse rato ser saudável é:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(EXPCEX) Considere as seguintes descrições de um composto orgânico:
I. o composto apresenta 7 (sete) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada;
II. a estrutura da cadeia carbônica apresenta apenas 1 carbono com hibridização tipo sp apenas 2 carbonos com hibridização tipo sp² e os demais carbonos com hibridização sp³,
III. o composto é um álcool terciário.
Considerando as características descritas acima e a nomenclatura de compostos orgânicos regulada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), uma possível nomenclatura para o composto que atenda essas descrições é
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UPE) A angiogênese é um mecanismo bem regulado em nosso organismo, sendo fundamental durante o desenvolvimento embrionário. Na fase adulta, no entanto, esses vasos sanguíneos, que, às vezes, brotam fora de hora e de lugar, podem estar relacionados a problemas graves, como o câncer. Nesse caso, o tumor só consegue se desenvolver, se houver suprimento sanguíneo, que o alimenta e o ajuda a crescer e a se espalhar por outros tecidos. Há muito se sabe que os genes HIF1A e VEGFA são os principais responsáveis pela regulação da formação da angiogênese. O que os ativava ou desativava, no entanto, permanecia sendo um mistério. Os microRNAs são moléculas, que controlam a expressão de um tipo específico de RNA mensageiro e inibem a expressão das moléculas às quais se ligam. Segundo Diana Nunes, “Quando um microRNA se liga a um RNA mensageiro, como no caso do VEGFA, ele o regula negativamente, impedindo sua tradução em proteína.”
Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/03/23/freios-moleculares/(Adaptado). Acesso em: julho 2015.
Sobre isso, analise os itens a seguir:
I. O RNAm descrito no texto transmite as instruções contidas nos genes, levando à produção de proteínas, que iniciam o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos.
II. Na regulação descrita, microRNAs específicos se ligavam aos RNAs mensageiros de HIF1A e VEGFA impedindo que eles fossem traduzidos em proteínas e, com isso, se iniciasse o surgimento de novos vasos sanguíneos.
III. Se a expressão dos microRNAs for aumentada, os RNAs mensageiros de VEGFA e HIF1A ficarão livres para produzir proteínas e iniciar a angiogênese.
IV. A regulação desses genes ocorre durante a replicação e começa quando a RNA polimerase se encaixa no promotor, iniciando a síntese do RNAm.
Estão CORRETOS
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UFRGS) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Uma sopa muito salgada é aquecida numa panela aberta. Nessas condições, a sopa deve entrar em ebulição numa temperatura ........... 100°C. Assim, à medida que a água da sopa evapora, a temperatura da sopa ................