As Histórias em quadrinhos no Brasil possuem modelos apresentados como cartuns, charges ou tirinhas. A Turma da Mônica é uma revistinha criada pelo cartunista Maurício de Sousa em uma montagem pela Editora Abril. Cada quadrinho em uma tirinha aparece por várias expressões, como drama, ironia ou humor, conforme o modelo a seguir .
Na tirinha encontramos dois diferentes sinais de pontuação: um na fala do personagem Cebolinha e na fala da personagem Magali; e outro na fala do personagem vendedor de pipoca. A expressão transmitida pela tirinha, com OS SINAIS DE PONTUAÇÃO nas falas dos personagens Cebolinha e Magali; e o outro na da fala do vendedor de pipoca, SIGNIFICAM, RESPECTIVAMENTE:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Leia o texto que conta como era o relacionamento entre dois irmãos: Pedro e Joana.
Resolva a questão
___________________________________
Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana. Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites. E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos. Por exemplo...
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana:
- Eu também quero jogar!
Pedro danava:
- Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
- Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artista de televisão! E mesmo que não visse... Uma vez é a primeira!
- Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
- E eu estou ligando para o que os seus amigos vão dizer?
- Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada.
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondia Joana de maus modos.
Às vezes Pedro chegava da rua todo esfolado, chorando.
- Que é isso? – espantava-se seu Setúbal. – O que foi que aconteceu?
- Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro.
- E você? O que foi que você fez? (...) E vamos parar com essa choradeira! Homem não chora!
Pedrinho desapontava:
- Eu estou chorando é de raiva! É de ódio!
Joana se metia:
- Homem é assim mesmo! Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde. Agora, homem quando chora é de ódio...
Pedro ficava furioso, queria bater na irmã. Dona Brites entrava no meio:
- Que é isso, menino? Numa menina não se bate nem com uma flor...
Pedro ia embora, pisando duro. (...)
E as brigas se repetiam sempre.
Quando Joana subia na árvore para apanhar goiaba, Pedro implicava:
- Mãe, olha a Joana encarapitada na árvore. Parece um moleque!
- Moleque é o seu nariz! – gritava Joana. –Você toda hora está em cima da árvore, por que é que eu não posso?
- Não pode porque é mulher! Por isso é que não pode. E não adianta vir com conversa mole, não! Mulher é mulher, homem é homem! (...)
Mas nas outras coisas eles eram bem amigos: jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema...
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p.1-7.
Dê um título a essa história:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
OBSERVE AS MÃOS E ESCREVA NO QUADRO QUANTOS DEDOS VOCÊ CONTOU.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text below and answer the questions. Spice Girls' ‘Wannabe' Named Catchiest Song Ever By New Study In a finding that's sure to ignite debates among music lovers around the world, researchers say they've identified the catchiest song of all time. The winner: the 1996 Spice Girls hit "Wannabe." (Try getting that out of your head now.) Researchers from the University of Amsterdam worked with the Museum of Science and Industry in Manchester, U.K., to figure out why some songs are catchy and others are not. "You may only hear something a couple of times yet 10 years later you immediately realize that you have heard it before," Ashley Burgoyne, a computational musicologist from the University of Amsterdam, told the BBC. "Yet other songs, even if you have heard them a lot, do not have this effect." Available at: <http://www.huffingtonpost.com/2014/11/06/spice-girls-wannabe-catchiest-song_n_6112266.html?utm_hp_ref=music>. Accessed on: Nov. 9, 2014.
Enunciado:
- a) On the headline there is an adjective that is not written in its original form. Identify the adjective in the text and explain why it is written in this form.
- b) What if the adjective used was "brilliant"? What would be its correct form in this context?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
“Eu tinha muito medo, estava sozinha, não tinha como não trabalhar. Ela não me deixava amamentar meu filho pela manhã, dizia que eu perderia tempo.” (Dora E. A. Calle)
“Quando eu precisava sair da casa, sempre tinha que pedir a chave. E nessa hora a chave sempre sumia.” (Raul G. P. Mendoza)
“A casa onde eu trabalhava tinha outros 14 bolivianos, que, assim como eu, queriam guardar dinheiro e voltar para nosso país. Mas não é bem assim que acontece.” (Alicia V. Balboa)
FORTE, B. Tecendo sonhos. Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br. Acesso em: 17 fev. 2020 (adaptado).
Esses depoimentos retratam a realidade vivida por imigrantes bolivianos que trabalharam no setor têxtil da capital paulista. Os depoimentos evidenciam
- Inglês - Fundamental | 07. Connectors (Conectores)
Choose the correct alternative.
Our flight was cancelled ______ the bad weather.