(UCS) A arabização foi um fenômeno ligado à expansão muçulmana nos séculos VII e VIII. Sobre esse processo, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia as informações do gráfico a seguir. Tempo aproximado de vida de alguns mamíferos do zoológico de São Paulo Leitura de gráficos sobre animais do zoológico. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/leitura-de-graficos-sobre-os-animais-do-zoologico>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
Os dados do gráfico informam que:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Com a Lei de Terras de 1850, o acesso à terra só passou a ser possível por meio da compra com pagamento em dinheiro. Isso limitava, ou mesmo praticamente impedia, o acesso à terra para os trabalhadores escravos que conquistavam a liberdade.
OLIVEIRA, A. U. Agricultura brasileira: transformações recentes. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.
O fato legal evidenciado no texto acentuou o processo de
- Física
Os precursores no estudo da Hidrostática propuseram princípios que têm uma diversidade de aplicações em inúmeros “aparelhos” que simplificam as atividades extenuantes e penosas das pessoas, diminuindo muito o esforço físico, como também encontraram situações que evidenciam os efeitos da pressão atmosférica. A seguir, são apresentadas as situações-problema que ilustram aplicações de alguns dos princípios da Hidrostática.
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às aplicações dos princípios e do experimento formulados por:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UEFS) As plantas utilizam o crescimento localizado em regiões específicas responsáveis pela divisão celular. As células dos meristemas são consideradas totipotentes, isto é, elas são totalmente capazes de se desenvolverem em qualquer tipo de célula que ocorra no ciclo de vida das plantas.
Com base nos conhecimentos sobre tecidos meristemáticos e crescimento das plantas, pode-se afirmar:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Um calorímetro com capacidade térmica de 5,0 cal/°C contém, no seu interior, 130,0g de um líquido à temperatura de 20,6°C. Para determinar o calor específico do líquido, foram introduzidos, no calorímetro, 100,0g de cobre aquecido a uma temperatura de 95,0°C. Considerando-se o calor específico do cobre como sendo 0,09 cal/g°C e sabendo-se que o equilíbrio térmico se estabeleceu a 35,0°C, o calor específico do líquido, em cal/g℃ é igual a