O pediatra britânico, James Mourilyan, na década de 60, criou a Fórmula de Tanner, capaz de calcular quantos centímetros o bebê vai atingir no futuro.
Analise as fórmulas apresentadas a seguir, das quais a Fórmula 1 é para meninos e a Fórmula 2 para meninas.
De acordo com as informações apresentadas, a altura que uma criança atingirá no futuro será:
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
Para que apresente condutividade elétrica adequada a muitas aplicações, o cobre bruto obtido por métodos térmicos é purificado eletroliticamente. Nesse processo, o cobre bruto impuro constitui o ânodo da célula, que está imerso em uma solução de CuSO4. À medida que o cobre impuro é oxidado no ânodo, íons Cu2+ da solução são depositados na forma pura no cátodo. Quanto às impurezas metálicas, algumas são oxidadas, passando à solução, enquanto outras simplesmente se desprendem do ânodo e se sedimentam abaixo dele. As impurezas sedimentadas são posteriormente processadas, e sua comercialização gera receita que ajuda a cobrir os custos do processo. A série eletroquímica a seguir lista o cobre e alguns metais presentes como impurezas no cobre bruto.
de acordo com suas forças redutoras relativas.
Entre as impurezas metálicas que constam na série apresentada, as que se sedimentam abaixo do ânodo de cobre são:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unicentro) Considere as informações constantes da tabela I e do heredograma II.
De acordo com os conhecimentos relacionados ao sistema ABO de grupos sanguíneos humanos e com os dados à Tabela I, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os alelos IAIBsão co-dominantes, pois ambos se expressam na condição heterozigótica.
( ) As pessoas do grupo sanguíneo A que têm aglutinina anti-B no plasma não podem receber sangue do tipo B nem do tipo AB, já que esses contém aglutinogênios B em suas hemácias.
( ) Pessoas do grupo AB são consideradas doadoras universais quanto ao sistema ABO, pois seus aglutinogênios são reconhecidos pelos outros tipos sanguíneos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Imagine today you are going to a football game at the stadium at 10:00 p.m. with a friend. However, you are doing five more activities during the day. Name the activities, the times you are supposed to perform them. Then, organize your day, so that you can be at the game on time.
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(AFA) PARA SEMPRE JOVEM
Recentemente, vi na televisão a propaganda de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar atenção na letra da música, soando forte e repetindo a estrofe de uma canção muito conhecida, “forever Young... I wanna live forever and Young...” (para sempre jovem... quero viver para sempre e jovem). 1Será que, realmente, 2queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens? (...)
O crescimento da população idosa nos países desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a implodir os sistemas previdenciários, despreparados para amparar populações com uma média de vida em torno de anos. A velhice se tornou uma epidemia incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor número, pois, nesses países, há também um declínio da natalidade. Será isso socialmente justo?
Uma pessoa muito longeva consome uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta 3e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros 4terão de passar fome. Será que, em um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../
TEIXEIRA, João. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.
O emissor do texto apresenta um discurso parcial no qual se percebe uma visão bastante negativa do crescimento da população idosa. Apenas um dos recursos abaixo NÃO foi utilizado para convencer o leitor de seu ponto de vista. Assinale-o:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Ter uma boa amplitude nos movimentos das diversas partes corporais é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, pois permite maior disposição para atividades da vida diária, como, por exemplo, maior facilidade para alcançar os próprios pés.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006 (adaptado).
O componente da aptidão física destacado no texto é: