Leia as informações sobre uma colônia de férias e responda
3ª Colônia de Férias do Museu
de 23 a 27 de Janeiro
Com as moedas a seguir é possível pagar a taxa de almoço para um dia na Colônia? Quanto faltaria ou sobraria?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Um marceneiro recebeu a encomenda de uma passarela de 14,935 m sobre um pequeno lago,conforme a Figura l. A obra será executada com tábuas de 10 cm de largura,que já estão com o comprimento necessário para a instalação, deixando-se um espaçamento de 15 mm entre tábuas consecutivas, de acordo com a planta do projeto na figura ll.
Desconsiderando-se eventuais perdas com cortes durante a execução do projeto,quantas tábuas,no mínimo,o marceneiro necessitará para a execução da encomenda?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia as informações a seguir:
Não se sabe com certeza de onde vieram as brincadeiras, mas acredita-se que o brincar existe desde o surgimento do homem, pois com qualquer objeto pode-se criar um brinquedo ou uma brincadeira.
Muitas brincadeiras que conhecemos hoje são antigas e foram sendo ensinadas de geração em geração.
Veja alguns exemplos:
As crianças chinesas que viveram há mais de 2200 anos já brincavam com pipas.
No Brasil, a pipa tornou-se conhecida por volta de 1600 e foi trazida para cá pelos portugueses.
As crianças que viveram no Egito há mais de 4000 anos já se divertiam brincando de cabo-de-guerra, também com bonecas feitas de madeiras e com piões feitos de um barro chamado argila.
Além disso, elas gostavam de jogar bola montadas uma sobre os ombros das outras.
Entre as crianças gregas que viveram há mais de 2500 anos, a diversão principal era rolar grandes aros de metal com as mãos. Elas também se divertiam brincando com ioiôs.
Já os garotos romanos que viviam há cerca de 2000 anos gostavam de brincar com bolinhas de gude coloridas e também de colecioná-las.
A) Quais das brincadeiras antigas citadas no texto existem até hoje?
B) Escolha uma brincadeira do passado que ainda existe hoje e explique a forma como ela é realizada nos dias atuais.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Releia a outra parte da letra da música:
“[...] E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa
Assume o jogo
Faz questão de se cuidar [...]”
Faça uma comparação entre a letra da música e os papéis assumidos pelas mulheres na atualidade.
Escreva o papel da mulher em relação:
Ao contexto familiar.
À sua educação.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Qual foi a estratégia utilizada pelo governo português para atingir esses objetivos?
- História | 2.3 Segundo Reinado
Os ex-escravos abandonam as fazendas em que labutavam, ganham as estradas à procura de terrenos baldios em que pudessem acampar, para viverem livres como se estivessem nos quilombos, plantando milho e mandioca para comer. Caíram, então, em tal condição de miserabilidade que a população negra se reduziu substancialmente. Menos pela supressão da importação anual de novas massas de escravos para repor o estoque, porque essas já vinham diminuindo há décadas. Muito mais pela terrível miséria a que foram atirados. Não podiam estar em lugar algum, porque, cada vez que acampavam, os fazendeiros vizinhos se organizavam e convocavam forças policiais para expulsá-los.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e sentido do Brasil.São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.221.
Comparando-se a linguagem do quadro acima, de Pedro Américo, A Libertação dos Escravos, com o texto de Darcy Ribeiro, percebe-se que