Caio e Fernando estão jogando com dois dados dodecaédricos, em que as faces estão numeradas de 1 a 12 e todas têm a mesma chance de sair.
Quando Caio lança esses dois dados ao mesmo tempo, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecuniário. Só tinha uma preocupação: aumentar os bens. Das suas hortas recolhia para si e para a companheira os piores legumes, aqueles que, por maus, ninguém compraria; as suas galinhas produziam muito e ele não comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida dos trabalhadores. Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda. E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha da pedreira para a venda, da venda às hortas e ao capinzal, sempre em mangas de camisa, de tamancos, sem meias, olhando para todos os lados, com o seu eterno ar de cobiça, apoderando-se, com os olhos, de tudo aquilo de que ele não podia apoderar-se logo com as unhas.
AZEVEDO, A. O Cortiço. Belo Horizonte: Editora Garnier-Itatiaia, 2011.
TEXTO II
[...] Rubião é sócio do marido de Sofia, em uma casa de importação, à Rua da Alfândega, sob a firma Palha & Cia. Era o negócio que este ia propor-lhe, naquela noite, em que achou o Dr. Camacho na casa de Botafogo. Apesar de fácil, Rubião recuou algum tempo. Pediam-lhe uns bons pares de contos de réis, não entendia de comércio, não lhe tinha inclinação. Demais, os gastos particulares eram já grandes; o capital precisava do regime do bom juro e alguma poupança, a ver se recobrava as cores e as carnes primitivas. O regime que lhe indicavam não era claro; Rubião não podia compreender os algarismos do Palha, cálculos de lucros, tabelas de preço, direitos da alfândega, nada; mas, a linguagem falada supria a escrita. Palha dizia coisas extraordinárias, aconselhava o amigo que aproveitasse a ocasião para pôr o dinheiro a caminho, multiplicá-lo.
ASSIS, M. de. Quincas Borba. São Paulo: Penguin, 2014.
Nos Textos I e II apresentam-se descritas duas personagens distintas: João Romão e Rubião. Na descrição, os dois textos apresentam o viés comum da relação das personagens com os negócios, revelando
- Ciências - Fundamental | 09. Neodarwinismo
Texto base: Uma adaptação é uma característica que é comum em uma população porque fornece alguma função melhorada. Adaptações estão muito ajustadas para suas funções e são produzidas pela seleção natural. Adaptações podem tomar muitas formas. Acredita-se que muitas das coisas que mais nos impressionam na natureza são adaptações.O arbusto da planta creosoto é um habitante do deserto que produz uma toxina para evitar que outras plantas cresçam por perto.
Disponível em: https://goo.gl/Ztzivc. Acesso em: 03 nov. 2016. Fragmento.
Enunciado:
a) Identifique a vantagem evolutiva dessa característica do creosoto.
b) De acordo com a teoria da Seleção Natural, como essa característica surgiu?
- Matemática - Fundamental | 2.1 Conjuntos dos Números Inteiros
Leia atentamente cada afirmativa a seguir e marque a CORRETA.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
ERA VARGAS
Texto base: Leia a seguir um trecho da carta-testamento de Getúlio Vargas, de 1954: "Mais uma vez, as forças que os interesses contra o povo coordenaram novamente, se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, me insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes." Trecho da carta-testamento de Getúlio Vargas (1954). Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/. Acesso em: 02 jul. 2018.
Enunciado:
Um dos fatores que contribuiu para a grave crise política do governo Vargas (1951-1954) foi a (o)
- Língua Espanhola | 2. Gramática
“La selva amazónica está en peligro. El Congreso brasileño ha relajado las leyes de protección forestal y valientes activistas brasileños están siendo asesinados por hablar. Es hora de que asumamos esta crítica batalla global contra la desamazonización – todos nosotros podemos hacer un llamado a la Presidenta Dilma Rousseff para vetar la ley y así se podría salvar la Amazonía”… dice el sentido manifiesto de la ONG Avaaz.org. “La Amazonía está en grave peligro, la Cámara Baja del Congreso brasileño aprobó una evisceración de las leyes de protección de los bosques de Brasil. Si no actuamos ahora, vastas extensiones de los pulmones de nuestro planeta podrían estar abiertos a la tala y a la devastación”