Dados do Censo 2010 (IBGE) revelam que milhões de brasileiros ainda vivem em condições precárias. De acordo com o estudo, em 2010, quase 6 milhões de pessoas moravam em casas sem banheiro ou sanitário. Ou seja, 5780 694 brasileiros que para poder fazer suas necessidades biológicas básicas precisavam sair de casa. A maior parte dessas pessoas (4,8 milhões) vive em áreas rurais.
Disponível em: <www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/censo-2010-milhoesde-brasileiros-ainda-vivem-sem-saneamento-basico>.
Acesso em: 29 jan. 2015. Adaptado.
A água, tão necessária à vida do ser humano, pode ser também responsável por transmitir doenças. As principais doenças de veiculação hídrica são: amebíase, giardíase, gastroenterite, leptospirose, hepatite infecciosa e cólera. Indiretamente, a água também está ligada à transmissão de verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase. Vetores, que se relacionam com a água podem ocasionar a dengue, a febre amarela e a malária.
Em todos esses casos, o tratamento da água, higiene pessoal e condições sanitárias adequadas são formas de evitar as doenças.
Disponível em: <www.copasa.com.br/media2/PesquisaEscolar/COPASA_Doen%C3%A7as.pdf>.
Acesso em: 29 jan. 2015. Adaptado.
A partir da leitura dos textos e de seus conhecimentos sobre as doenças relacionadas à água, podemos afirmar corretamente que