Imagine que você estava na praça e fez a viagem para a Lua. Conte, em uma página de diário, o que você viu, o que sentiu e como foi a viagem.
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um carrinho de montanha-russa percorre um trecho de subida íngreme até o ponto A, de altura h, e, em seguida, desce e inicia um looping vertical, de raio R, representado na figura.
Desprezando os atritos, para completar a volta do looping com segurança, isto é, sem perder contato com os trilhos, o valor mínimo de h deverá ser
- Matemática - Fundamental | 02. Localização e Movimentação
Lúcia vai todos os dias a pé de sua casa até a escola. Veja a representação do trajeto feito por ela.
Qual das descrições a seguir corresponde ao trajeto feito pela menina?
- Ciências - Fundamental | 11. Tipos de Rochas
(Brasil escola) O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | 01. Energia e suas transformações
As autoridades das grandes cidades do Brasil e do mundo estão se preocupando com a grande quantidade de carros nas ruas, que provocam poluição do ar, além das desvantagens do trânsito difícil e demorado desses veículos. Uma alternativa apresentada para o problema é o uso de bicicletas movidas à energia:
- História | 6.08 Imperialismo
(UNEB) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa entre a modernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, na sigla em inglês), recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17 milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não dispõe de água encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole.
Bairros como esse existem no mundo todo. [...]
Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas casas.
Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi. Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a proliferar sem controle.
(NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26)
A África é um continente marcado pelos contrastes e teve sua história intimamente relacionada ao desenvolvimento econômico da Europa, durante