Leia as informações fornecidas a seguir.
(Fonte: Revista Veja – 07/05/2008)
A sequência que mostra as estátuas em ordem descrescente de tamanho é
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 6.02 Países Latinos na América Central
A população da América Central é constituída por uma variada composição étnica. Países como Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá têm suas respectivas populações formadas por mestiços, com um número reduzido de brancos.
Crianças guatemaltecas na saída da escola em San Juan Comalapa.
A população da América Central apresenta como característica.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
De acordo com o poema, inicialmente, a declaração de amor seria feita em forma de bilhete, porém, acabou se tornando um poema. As consequências dessa troca, para o eu- lírico,
- Física | B. Resistores
(PUC-SP) Quando necessário, adote os valores da tabela:
módulo da aceleração da gravidade:calor latente de vaporização da água:calor específico da água:densidade da água:calor específico do cobre:calor latente de fusão do cobre:temperatura de fusão do cobre: 1083 °C
1 cal = 4,0 J
π = 3
sen 30° = 0,5
cos 30° = 0,8
Determine, em ohm, o valor da resistência do resistor equivalente da associação abaixo:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades — ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia —, Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: “Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões”. Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação.
SILVA JR., M. G. Movidas pela dúvida. Minas faz Ciências, n. 52, dez.-fev. 2013 (adaptado).
Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)