Leia as informações fornecidas a seguir.
(Fonte: Revista Veja – 07/05/2008)
Qual a DIFERENÇA entre a altura total da maior e da menor estátua mostradas na reportagem?
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
A monoaminoxidase (MAO) é uma enzima encontrada no sistema nervoso. Ela é responsável por inativar o excesso de alguns neurotransmissores, como serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina. Sabe-se que uma das causas da depressão é a deficiência desses neurotransmissores, o que prejudica a comunicação entre os neurônios. Os antidepressivos conhecidos como IMAOs, fármacos inibidores da monoaminoxidase, permitem o acúmulo dessas substâncias dentro e fora do neurônio, conforme o esquema a seguir:
De acordo com o esquema apresentado, os fármacos IMAOs atuam por meio da
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Um marceneiro recebeu uma encomenda para construir dois polígonos regulares idênticos, que servirão de enfeite em um escritório de engenharia. A soma dos ângulos internos de cada polígono escolhido equivale a da soma de seus ângulos externos. Os enfeites serão de madeira, com o material usado em cada lado dos polígonos custando ao marceneiro R$ 4,50.
Quanto o marceneiro gastará na compra dos materiais?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <blog.correios.com.br>. Acesso em: 27 set. 2014
A partir da análise do desenho, escreva um parágrafo abordando a importância política e econômica de Ouro Preto, no século XVIII.
- Matemática | 13.6. Circunferência
As coordenadas usualmente utilizadas na localização de um ponto sobre a superfície terrestre são a latitude e a longitude. Para tal, considera-se que a Terra tem a forma de uma esfera.
Um meridiano é uma circunferência sobre a superfície da Terra que passa pelos polos Norte e Sul, representados na figura por PN e PS. O comprimento da semicircunferência que une os pontos PN e PS tem comprimento igual a 20 016 km. A linha do Equador também é uma circunferência sobre a superfície da Terra, com raio igual ao da Terra, sendo que o plano que a contém é perpendicular ao que contém qualquer meridiano.
Seja P um ponto na superfície da Terra, C o centro da Terra e o segmento
Suponha que a partir da linha do Equador um navio viaja subindo em direção ao Polo Norte, percorrendo um meridiano, até um ponto P com 30 graus de latitude.
Quantos quilômetros são percorridos pelo navio?
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O fragmento de texto a seguir foi escrito pelo biólogo Lucas Perillo, que questiona se os impactos da tragédia de Mariana, bem como o histórico de mineração no estado de Minas Gerais, valem a pena.
Sou mineiro, parte do povo das Minas Gerais. Essa é alcunha que tenho orgulho de carregar. Indica o lugar em que nasci, indica o lugar que escolhi para construir minha história de vida e remete às escolhas de vida de meus antepassados. Mas junto com esse grande orgulho vem preso um fardo pesado. Há séculos somos aqueles que sustentam o mundo com produtos vindos do minério. Seja para cobrir igreja de dourado, seja para engordar lastro de bancos europeus ou para aumentar as pilhas de minérios nos depósitos chineses. Primeiro foi o ouro e agora o famoso minério de ferro. Nada mudou. Só a escala. Agora temos que tirar toneladas do solo brasileiro, solo mineiro, para esmolar algumas centenas de dólares. Ontem, (05/11/2015), o minério de ferro fechou em alta de Notícia boa! O ferro com pureza de está sendo negociado no porto de Qingdao a impressionantes dólares. Bem próximo do valor que pagamos lá em casa pela conta de água e de luz por mês. O mesmo valor que custa uns 13 quilos de prego. Daqueles feitos de ferro mesmo…
Bem, no mesmo dia escuto a notícia na rádio. Barragem de rejeito rompe em Mariana. A história dessa barragem é triste, comove, mas não é a primeira na vasta biografia mineira.
PERILLO, L., Vale a pena? Biólogo questiona os impactos da tragédia de Mariana. Disponível em: <http://saudedomeio.com.br/vale-a-pena-uma-reflexao-sobre-a-tragedia-de-mariana/>. Acesso em: 1 mar. 2016.
Em Mariana, o rompimento da barragem de Fundão destruiu hectares em um percurso de de curso d’água, inclusive em áreas de preservação permanente. Sobre o impacto da mineração, contextualizado acima, verifica-se o seguinte: