Escreva três características do ônibus que ia para a Lua.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 18. Medidas de Tempo
O filme “E o vento levou”, de 1939, tem a duração de 236 minutos e traz como tema a Guerra Civil Americana. Por ter uma longa duração, o professor de história de uma determinada escola vai passá-lo em 4 dias consecutivos em que o tempo de exibição em cada dia será igual.
De acordo com essas informações, responda aos itens a seguir:
a) Qual a duração de cada uma das partes do filme a ser exibido pelo professor?
b)Depois de assistida uma das partes do filme, quantos minutos ainda faltarão para terminá-lo?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Disponível em: www.filosofia.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.
Pelas características da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Texto base: Leia o texto. Aula de Português A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender. A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha. O português são dois; o outro, mistério. Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
Enunciado:
A língua que o eu lírico afirma ter esquecido, descrita na penúltima estrofe, é a mesma linguagem:
- Ciências - Fundamental | 05.3. Equipamentos diagnósticos
Analise imagem a seguir que mostra uma criança com febre e dor de cabeça.
A) Que prováveis exames um médico deve realizar para diagnosticar uma enfermidade?
B) Quais aparelhos serão usados?
C) Se, após o exame, o médico concluir que se trata de uma amigdalite bacteriana (inflamação nas amigdalas que se localizam na garganta) que tratamento ele deverá prescrever?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I (...) A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a história dos indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar).(...) Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm> Acesso em: 29 out. 2014. Texto II
Enunciado:
Ao focar a colonização portuguesa no Brasil, a canção selecionada faz uma abordagem