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ERROS E ACERTOS DA METEREOLOGIA
(Fonte: Revista Veja – 11/06/2008)
A partir das informações da tabela, podemos AFIRMAR que
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Texto para a questão Todo mundo tem sotaque Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
A ordem dos momentos que compõem a estrutura do texto escrito por Agudo é:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FG 2018) Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substâncias, caracterizadas por exibir faixas de temperatura de fusão e de ebulição, dentre outras propriedades.Ao se analisar um sistema formado por gelo, água no estado líquido, um pequeno fragmento de granito, formado por quartzo feldspato, mica, sal e açúcar dissolvidos, pode-se corretamente afirmar:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Interbits)
As figuras acima são tradicionalmente remetidas à mulher e ao homem. Segundo a sociologia, esse tipo de associação simbólica deve-se a:
- História | 3.2 Era Vargas
Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.
CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999
No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)
- Química | 2.6 Eletroquímica
A reação entre íons alumínio (Al3+) e íons bicarbonato (HCO3-) produz hidróxido de alumínio, utilizado como floculante no tratamento de água. O íon alumínio pode ser produzido por eletrólise aquosa com eletrodos ativos, em que um ânodo de alumínio sofre corrosão, liberando íons Al3+ para a formação do floculante. Uma indústria funciona com esse processo durante 193 segundos e utilizando uma corrente elétrica de 100 A.
Sendo conhecida a constante de Faraday (96.500 C/mol) e massa atômica do alumínio (27 g/mol), a massa do íon metálico produzido é próxima de