O PRÉDIO DE QUASE 1 KM DE ALTURA
Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, inaugurado em Dubai,
pode ser visto a 100 quilômetros de distância
Nos últimos quinze anos, o mundo viveu uma corrida pela construção de prédios cada vez mais altos.
Leia a altura, em metros, de outros prédios e complete o quadro.
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
(EFOMM) Uma lâmpada de 20 W e tensão nominal de 3,0 V é utilizada para iluminar um lavabo. Para isso, liga-se à lâmpada uma pilha seca de 3,0 V. A pilha ficará a uma distância de 12,0 m da lâmpada e será ligada a um fio de 1,4 mm de diâmetro e resistividade de 4,9 . 10-8 Ωm. A corrente medida produzida pela pilha em curto foi de 20 A.
Determine a potência real dissipada pela lâmpada, nessa configuração.
(Dados: considere π = 3)
- História | 1.2 Início da Colonização
Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados.
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).
Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O cloreto de potássio é um sal que adicionado ao cloreto de sódio é vendido comercialmente como “sal light”, com baixo teor de sódio. Dezoito gramas de cloreto de potássio estão dissolvidos em 200 g de água e armazenados em um frasco aberto sob temperatura constante de 60ºC.
Dados: Considere a solubilidade do cloreto de potássio a 60ºC igual a 45 g/100g de água.
Qual a massa mínima e aproximada de água que deve ser evaporada para iniciar a cristalização do soluto?
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO) Sefarditas o la melancolía de ser judío español
El nombre de Sefarad, como es denominada Espafia en lengua hebrea, despierta en gentes de Estambul o de Nueva York, de Sofía o de Caracas, el vago recuerdo de una casa abandonada precipitadamente bajo la noche. Por eso muchas de estas gentes, descendientes de los judíos espaholes expulsados en 1492, conservan Ias viejas (laves de los hogares de sus antepasados en Espafia. Se ha escrito que jamás una nación ha tenido unos hijos tan fieles como ellos, que después de quinientos anos de exilio siguen Ilamándose "sefarditas" (espaholes) y mantienen celosamente el idioma "sefardita" y Ias costumbres de sus orígenes. En la cocina y en los lances de amor, en Ias fiestas y en Ias ceremonias religiosas, los sefarditas viven todavía la melancolía de ser espaholes.
CORRAL, P.; ALCALDE, J. Sefardíes o Ia melancolía de ser judío espafíol. Disponível em: http://sefaradilaculturasefardi.blogspot.com. Acesso em: 17 fev. 2012 (adaptado).
Os sefarditas são descendentes dos judeus expulsos da Espanha em 1492. O autor do texto, ao vincular a melancolia à identidade dos sefarditas, destaca a
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
A figura composta por dois materiais sólidos diferentes A e B apresenta um processo de condução de calor, cujas temperaturas não variam com o tempo. É correto afirmar que a temperatura T2 da interface desses materiais, em kelvins, é:
Observações:
- T1 Temperatura da interface do material A com o meio externo
- T3 Temperatura da interface do material B com o meio externo
- KA Coeficiente de condutividade térmica do material A
- KB Coeficiente de condutividade térmica do material B