O PRÉDIO DE QUASE 1 KM DE ALTURA
Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, inaugurado em Dubai,
pode ser visto a 100 quilômetros de distância
Nos últimos quinze anos, o mundo viveu uma corrida pela construção de prédios cada vez mais altos.
Leia a altura, em metros, de outros prédios e complete o quadro.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
Leia o texto.
O Continente africano tem como fronteiras naturais as seguintes incidências geográficas: o Mar Mediterrâneo, a Norte, o Oceano Atlântico, a Oeste, e o Oceano Índico e o Mar Vermelho, a Leste.
De uma maneira geral podemos dividi-lo em duas zonas absolutamente distintas:
O Centro-Norte, que é dominado pelo imenso deserto do Saara (8 600 000 km2);
O Centro-Sul, depois de se percorrer as savanas, é ocupado pela floresta tropical africana.
BRANCO, Alberto Manuel Vara. África: um continente em mutação a terceira vaga de transições democráticas e alguns dos impactos políticos da
globalização em estados não democráticos. Disponível em: <www.ipv.pt/millenium/Millenium32/4.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2017.
A divisão geográfica apresentada no texto corresponde também à regionalização da África de acordo com
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações do texto para responder a questões
(...) Historicamente, os países que sediam uma olimpíada conseguem um crescimento no número de medalhas conquistadas nos jogos disputados dentro de casa. (...)
A OUSADA AMBIÇÃO BRASILEIRA
O plano do Comitê Olímpico Brasileiro é dobrar a quantidade de medalhas nos jogos do Rio
Qual foi o total de medalhas do Brasil nos jogos de Pequim, em 2008?
- Química | 3.7 Polímeros
A enorme quantidade de resíduos gerados pelo consumo crescente da sociedade traz para a humanidade uma preocupação socioambiental, em especial pela quantidade de lixo produzido. Além da reciclagem e do reúso, pode-se melhorar ainda mais a qualidade de vida, substituindo polímeros convencionais por polímeros biodegradáveis.
Esses polímeros têm grandes vantagens socioambientais em relação aos convencionais porque
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.
MATEUS. A. L Química na cabeça. Belo Horizonte. UFMG, 2001 (adaptado)
A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
“Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.”
Se esse trecho fosse reescrito como se os fatos narrados se concluíssem num momento anterior ao da narração, ele estaria correto em: