O texto apresenta uma brincadeira apreciada pelas crianças.
a) Identifique o número de participantes da brincadeira.
b) Identifique a medida do elástico usado na brincadeira.
c) Explique a posição dos participantes da brincadeira.
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O polímero de PET (Politereftalato de Etileno) é um dos plásticos mais reciclados em todo o mundo devido à sua extensa gama de aplicações, entre elas, fibras têxteis, tapetes, embalagens, filmes e cordas. Os gráficos mostram o destino do PET reciclado no Brasil, sendo que, no ano de 2010, o total de PET reciclado foi de 282 kton (quilotoneladas).
De acordo com os gráficos, a quantidade de embalagens PET recicladas destinadas à produção de tecidos e malhas, em kton, é mais aproximada de
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelho para reprodução de imagens – Data-Show
- Papel Canson formato A3
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel – tamanho variados
- Potes com água
- Pano para limpeza dos pincéis
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco sobre a Arte Naif para as crianças.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/arte-naif/
- O professor deverá mostrar algumas imagens (data-show) para as crianças, sobre
esta arte.
Disponivel: www.google.com.br/artenaif
- Depois de falar e conversar com as crianças sobre esta arte, o professor deverá fazer
alguns questionamentos para as crianças como:
. o que é pintura Naif?
. Porque tem esse nome?
. Como é o estilo desta pintura?
- Separe as crianças em grupos de 04.
- Distribua as tintas , pincéis , potes com água e os panos para limpeza
- Distribua uma folha Canson formato A3 para cada criança .
- O professor vai pedir as crianças para fazerem uma pintura do jeito que elas acham
que é o estilo da pintura Naif.
- O professor deve instruir os alunos para usarem cores vibrantes, temas alegres e para
serem espontâneos como os artistas da arte Naif.
- Deixe que as crianças soltem a sua imaginação e façam trabalhos bem criativos.
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
.
Available at: www.teachingenglish.org.uk
The rainbow is R_____________________, O_______________________, Y______________________, G______________________, B_______________________ and P______________________.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo
Na Terra, micróbios produzem o gás, o que leva à inevitável questão:
eles estão por lá também?
A descoberta de misteriosas emissões de metano em Marte, feita pelo jipe americano Curiosity, pode dar novo foco às próximas sondas enviadas ao planeta vermelho. É preciso agora identificar a origem desse gás.
Na Terra, a maior parte das emissões de metano é produzida por atividade biológica. Micróbios que processam gás carbônico e emitem o gás são comuns por aqui.
A história em Marte, contudo, pode ser outra. Uma das possibilidades é que o metano seja produzido por processos geológicos, como a reação do mineral olivina com água no subsolo.
A detecção aconteceu cerca de um ano e meio depois do pouso do Curiosity na cratera Gale, no planeta vermelho. As medições iniciais surpreenderam, pois produziram uma concentração de metano muito menor do que a estimada por observações orbitais.
Contudo, durante cerca de 60 dias, entre o fim de 2013 e o começo de 2014, o jipe viu um aumento de cerca de dez vezes na concentração do gás. Os cientistas foram capazes de descartar a hipótese de que a emissão se dá pela reação de compostos orgânicos trazidos por meteoritos e poeira cósmica com a radiação ultravioleta do Sol.
Em vez disso, ficou claro que alguma coisa está borbulhando o metano para a atmosfera, onde ele é rapidamente destruído. O enigma é biológico ou geológico?
“Agora é preciso dar prioridade em missões futuras para determinar isso”, afirma Jonathan Lunine, da Universidade Cornell, pesquisador que não participou da descoberta, publicada on-line pela revista Science.
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo. In: Folha de S.Paulo. 18 dez. 2014.
Releia o seguinte trecho.
“‘Agora é preciso dar prioridade em missões futuras para determinar isso’.”
O termo em destaque refere-se
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIC) Em todo o mundo, milhares de pessoas estão tirando o glúten da dieta alimentar. Na esperança de emagrecer e ter mais saúde, retirar o nutriente do cardápio tornou-se a solução mais propagada, no momento. Nos Estados Unidos, a expectativa é de que o consumo de produtos sem glúten cresça de 2,6 bilhões de dólares, em 2010, para 5 bilhões até 2015. O glúten é uma mistura de proteínas, gliadina e glutenina, existente no endosperma de grãos de cereais, como o trigo, a cevada e o centeio, juntamente com o amido e outras substâncias. É uma reserva importante de nitrogênio e de carbono para a germinação da semente. A vantagem da mistura é ser imprescindível ao processo de panificação ao acrescentar viscosidade e elasticidade às massas de pães. O glúten é de difícil digestão, altera a bioquímica do intestino delgado e pode levar à constipação, prejudicando a absorção de nutrientes. O nível de inflamação do organismo estimula a manifestação de outras doenças, como a celíaca, que produz danos à mucosa do aparelho digestório, assim como dermatite. Na separação das proteínas insolúveis gliadina e glutenina do amido e de outras substâncias, usa-se uma solução salina aquosa contendo 4,0%(m/v) de hidrogenofosfato de sódio, Na2HPO4, e 2,0%(m/v) de cloreto de sódio, NaCl, para umedecer uma porção de farinha de trigo e, em seguida, lavá-la várias vezes até que a solução final perca a turbidez.
A análise dessas informações sobre o glúten, relacionada aos conhecimentos científicos e tecnológicos da química, permite corretamente afirmar: