USANDO O DINHEIRO
Texto base: Beatriz quer comprar este livro:
Enunciado:
Desenhe a quantia exata, ou seja, sem receber nenhum troco, que ela precisa para pagar esse livro dos dois modos a seguir:
a) Usando apenas notas:
b) Usando notas e moedas:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
O professor Tadeu tem um modo bastante particular de atribuir nota de lição de casa a seus alunos: quando o aluno faz a lição, ele recebe 3 pontos, mas, quando deixa de fazê-la, ele perde 2 pontos. Como o professor deu dez lições ao longo do primeiro bimestre, ele dividiu o total de pontos por 3 no final, para que a máxima nota possível fosse 10. Notas negativas são possíveis: se o aluno ficar com uma quantidade negativa de pontos de lição, começará o 2º bimestre devendo nota!
André fez apenas uma tarefa e Beatriz fez sete. Então, suas notas são, respectivamente,
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o texto a seguir.
Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada da Igreja Católica, colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm>. Acesso em 29 out. 2014 (fragmento)
Apresente dois argumentos que justifiquem a afirmativa do texto sobre a Igreja concentrar saber e poder, durante a Idade Média.
- História | A. Grécia
Finalmente, a bandeira. Tiradentes propôs que fosse adotado o triângulo representando a Santíssima Trindade, com alusão às cinco chagas de Cristo crucificado, presente nas armas portuguesas. Já Alvarenga propôs a imagem de um índio quebrando os grilhões do colonialismo, com a inscrição “Libertas quae sera tamen” (Liberdade, ainda que tardia), do poeta latino Virgílio, e que foi adotada e consagrada.
(MOTA, Carlos Guilherme e LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação.
São Paulo, Ed. 34, 2015, 4. ed. p. 261)
O texto, ao se referir ao poeta Virgílio, nos remete a um período da história da Roma Antiga: o Império Romano. Durante esse período, foram características do Estado romano:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
I.
“Em Canudos representa de elemento passivo o jagunço que corrigindo a loucura mística de Antônio Conselheiro e dando-lhe umas tinturas das questões políticas e sociais do momento, criou, tornou plausível e deu objeto ao conteúdo do delírio, tornando-o capaz de fazer vibrar a nota étnica dos instintos guerreiros, atávicos, mal extintos ou apenas sofreados no meio social híbrido dos nossos sertões, de que o louco como os contagiados são fiéis e legítimas criações. Ali se achavam de fato, admiravelmente realizadas, todas as condições para uma constituição epidêmica de loucura.”
(Nina Rodrigues, As coletividades anormais. 2006)
II.
Ergueu-se contra a República
O bandido mais cruel
Iludindo um grande povo
Com a doutrina infiel
Seu nome era Antônio
Vicente Mendes Maciel
[...]
Os homens mais perversos
De instinto desordeiro
Desertor, ladrão de cavalo
Criminoso e feiticeiro
Vieram engrossar as tropas
Do fanático Conselheiro
(João Melchíades Ferreira da Silva apud Mark Curran, História do Brasil em cordel. 1998)
Acerca das leituras que os textos fazem de Canudos, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OBSERVE AS IMAGENS.
IMAGEM 1
PEDRO É FILHO ÚNICO, MAS NÃO MORA COM SEUS PAIS. ELE VIVE COM SEU AVÔ MATEUS.
IMAGEM 2
JOÃO E JÚLIO SÃO IRMÃOS. ELES MORAM COM SEUS PAIS, SILVIA E PEDRO.
AS DUAS IMAGENS E SITUAÇÕES DESCRITAS REPRESENTAM FAMÍLIAS? POR QUÊ?
COMO É A SUA FAMÍLIA? COM QUEM VOCÊ MORA?