Texto base: Uma sorveteria resolveu anotar quantos sorvetes foram vendidos no final de semana. Para facilitar a anotação, formou grupos de 10 em 10 sorvetes, e anotou a quantidade. Veja.
Enunciado:
Quantos grupos de 10 sorvetes a sorveteria conseguiu formar ao todo?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O gerente de um supermercado, interessado em diminuir o lixo gerado por seu estabelecimento, decide trocar as sacolas plásticas por uma versão biodegradável. Após uma pesquisa, ele encontra sacolas de cinco fabricantes vendidas em pacotes com quantidades distintas, conforme a tabela a seguir.
Fabricante
Custo por pacote
Quantidade de sacolas
A
R$ 2,00
100
B
R$ 5,00
200
C
R$ 7,00
400
D
R$ 11,00
500
E
R$ 18,00
1 000
O gerente decide optar pelo fabricante que ofereça o melhor custo-benefício, ou seja, o fabricante em que o custo de cada unidade de sacola biodegradável seja o menor.
O fabricante de sacolas escolhido pelo gerente do supermercado deverá ser o
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A purificação da água através do processo de osmose é citada, em 1624, na obra Nova Atlântida, de Francis Bacon (1561-1626). A dessalinização de uma solução de sulfato de alumínio pelo processo citado acima ocorre utilizando-se uma membrana semipermeável. Considerando a concentração em quantidade de matéria da solução 0,4 mol/L, 0 admitindo-se o sal totalmente dissociado e a temperatura de 27ºC, a diferença da pressão osmótica que se estabelece entre os lados da membrana no equilíbrio, medida em atmosferas, é
- Química | 1.4 Ligações Químicas
As baterias de Ni-Cd muito utilizadas no nosso cotidiano não devem ser descartadas em lixos comuns uma vez que uma considerável quantidade de cádmio é volatilizada e emitida para o meio ambiente quando as baterias gastas são incineradas como componente do lixo. Com o objetivo de evitar a emissão de cádmio para a atmosfera durante a combustão é indicada que seja feita a reciclagem dos materiais dessas baterias.
Uma maneira de separar o cádmio dos demais compostos presentes na bateria é realizar o processo de lixiviação ácida.Nela, tanto os metais (Cd, Ni e, eventualmente, Co) como os hidróxidos de ions metálicos Cd(OH)2(s), Ni(OH)2(s), Co(OH)2(s) presentes na bateria, reagem com uma mistura ácida e são solubilizados. Em função da baixa seletividade (todos os ions metálicos são solubilizados), após a digestão ácida, é realizada uma etapa de extração dos metais com solventes orgânicos de acordo com a reação:
Onde:
M2+ = Cd2+ , Ni2+ ou Co2+
HR = C16H34-PO2H: identificado no gráfico por X
HR = C12H12-PO2H : identificado no gráfico por Y
O gráfico mostra resultado de extração utilizando os solventes orgânicos X e Y em diferentes pH.
Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 28 abr. 2010.
A reação descrita no texto mostra o processo de extração dos metais por meio da reação com moléculas orgânicas, X e Y. Considerando-se as estruturas de X e Y e o processo de separação descrito, pode-se afirmar que
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Régua
- Lápis HB
- Caneta hidrocor preta
- Lápis de cor
- Papel formato A4 de gramatura alta (Canson, Cartão)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar alguns trabalhos de Bridget Riley para os alunos.
- Disponível: <http://nadav.harel.org.il/Bridget_Riley/>
- Explicar que este tipo de arte que a artista faz, se chama Op-Art – vem do inglês (optical-art) e significa “arte óptica”. É uma arte com ênfase na visualização. Mesmo com todo o rigor com que é construída, simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Uma arte aproximada da ciência e da tecnologia.
- Ressaltar que os efeitos desse tipo de pintura é puramente visual e afeta a percepção óptica. Gera a sensação de movimento, de aproximações e distanciamentos puramente ópticos e não cinéticos.
- Provocar com o grupo uma discussão sobre a capacidade da arte criar ilusão, enganar os olhos e induzir o pensamento.
- Destacar para os alunos como a artista faz uma sequência de formas ou linhas propondo uma dinâmica com essa repetição de preto, branco e cinza.
- Inspirando-se nos efeitos produzidos na pintura de Bridget Riley, propor que os alunos realizem um desenho que explore os efeitos de contraste entre as cores preto e branco e compreendam que a artista diminui propositalmente os espaços dos retângulos para que produzam a sensação de que o desenho está sendo sugado para dentro do papel, e assim gera movimento visual.
- Oriente o aluno para traçar as linhas horizontais e verticais com a régua, pois a arte óptica exige precisão no traçado. O colorido poderá ser feito com lápis de cor ou caneta hidrocor preta.
- Ressalte a necessidade de que o colorido seja também preciso e respeite os limites da forma (as linhas de contorno).
- O grupo perceberá que o desenho é até relativamente simples, mas o acabamento exigirá muita atenção e calma na execução.
- Oportunize um momento (ou vários) para que o grupo manifeste suas impressões sobre o trabalho. Se conseguiram ou não das efeito óptico em seus desenhos. Se não, o que faltou para alcançar o efeito.
- No final, é possível montar um painel com todos os desenhos que poderá ser dentro da sala de aula ou nos corredores da escola.
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25139>
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UFSM) Em textos instrucionais, é frequente o emprego de comandos ao leitor e de declarações que os justificam. Observe esse princípio nos excertos de um texto sobre as utilidades do sal de cozinha no ambiente doméstico (coluna da direita) e associe-os aos significados correspondentes (coluna da esquerda).
(1) Comando
(2) Declaração
( ) O sal afasta alguns insetos que podem sofrer desidratação ao entrarem em contato com ele.
( ) Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos da casa.
( ) No cano da pia da cozinha, jogue um pouco de água bem salgada .
( ) Com esse procedimento, são evitados entupimentos causados pelo acúmulo de gordura.
( ) No interior dos sapatos, coloque um pouco de sal.
( ) Eliminam-se a umidade e o mau cheiro.
A sequência correta é